sexta-feira, 24 de julho de 2009

Guarda-Galinheiros

Da minha análise aos jogos de pré-época, faltava ao Benfica um trinco e um guarda-redes.
Para trinco, foi contratado Javi Garcia. Não conheço, nunca vi jogar, mas espero que seja um jogador em condições, caso contrário estamos arrumados. Irá desempenhar uma função fulcral no esquema táctico imposto por Jesus. Terá de ser um jogador destrutivo mas ao mesmo tempo que inicie os processos ofensivos, terá de ter excelente colocação táctica e boa qualidade de passe. A contratação está feita, esperemos que resulte.
O problema reside agora unicamente no guarda-redes. Problema enorme, já que é quem impede os golos adversários, não sei se estão a ver. De momento temos 3 guarda-redes de brincar. Aliás, nem é preciso ir analisar os seus desempenhos ao longo dos anos, basta o último jogo, em que por acaso jogaram os 3 e os 3 deram barraca. Um levou meio-frango. Outro, manda avançar a equipa e coloca a bola nos pés do avançado adversário. Para terminar, o outro manda um soco na bola, num voo espectacular para a fotografia, completamente sozinho, colocando a bola no adversário. Que bonito serviço!
O mais estranho disto tudo, é que depois de Ramires, o alvo imediato do Benfica foi um guarda-redes. À altura, o titular da Argentina em determinado jogo. Falhado este objectivo...e já se tendo iniciado a pré-época à uns tempos, continuamos com os mesmos cepos. À altura, também não tínhamos treinador, interpreto eu, que poderia ser apenas uma necessidade interpretada pelos dirigentes do Benfica, tal como foi Ramires. Se assim o foi, interpretaram bem.
A verdade, é que hoje em dia e depois dos brilhantes desempenhos dos 3 guarda-galinheiros do Benfica nesta pré-época, volta-se a falar da necessidade da contratação de um guarda-redes. Até rezo eu!
Rezo para que tragam um gajo bom, com futuro e já provas dadas. Rezava à uns tempos que fosse europeu, pois sul-americanos não me dão segurança nenhuma, mas até já nisto me estou a borrifar, isto porque parece ser mesmo por aí que iremos avançar. Uma equipa que lute por títulos tem obrigatoriamente de ter um guarda-redes bom e que seja para se manter por largos anos, dando confiança a toda a gente, principalmente aos colegas.
Que saibam escolher e não tenham "medo" de gastar dinheiro. Se gastam bom dinheiro em jogadores de "campo", façam-no também num guarda-redes, que como já disse....evitam os golos adversários, o que a meu ver, é importante....acho. Cópias de Moretto, não são aconselháveis... sim estou a referir-me ao Júlio César. Se no inicio disse que a primeira abordagem a um guarda-redes foi feita pela direcção, continuem assim.
Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Análise Pré-época

Bem, depois de umas boas férias e da apresentação da equipa aos sócios e adeptos, cá estou eu para uma primeira análise.

Mas primeiro deixem-me dar os parabéns pelo horário da Apresentação da equipa. Fantástico! Para a próxima época experimentem às 16h de uma quarta-feira. Fica a ideia.

Quanto à pré-época e ao desempenho da equipa nos jogos, não me está a surpreender. Já se notam muitas coisas positivas, algo que já estava à espera, pois Jesus era a minha escolha e eu sabia bem porque. À quanto tempo não se via uma equipa do Benfica a fazer pressão alta? Pufff....nem me lembro. Também existem, claro, coisas negativas, como o desempenho defensivo da equipa. Primeiro porque os centrais não têm estado disponíveis e depois porque não tínhamos nenhum trinco.

Duas lacunas detectadas nos primeiros jogos, foram demasiado óbvias. A falta de um médio defensivo em condições (colmatada já por Javi Garcia, que não conheço) e a falta de um guarda-redes a sério, temos três de brincar. Olhando para o plantel, para as aquisições....podemos de momento fazer uma pulseira com 10 pedras preciosas, seguras por uma presilha (GR's) de pechisbeque. Desejo que continuem a não brincar ao futebol no Benfica e comprem um GR's a sério, penso já ser tempo de não brincarmos com coisas sérias, é que os GR's muitas vezes evitam golos adversários...

Outras das posições deficitárias da época passada era a lateral esquerda. Tenho gostado do Shaffer, quanto ao Sepsi, não sei o que faz com uma camisola do Benfica vestida.

Surpresa têm sido as performances do Fábio Coentrão. Parece outro, aguenta o choque, enfrenta os adversários sem medo de falhar, remata, cruza, enfim, parece um jogador de futebol. Quando comparado com o seu concorrente mais directo, Di Maria....é a tal questão do cu e das calças. Interessante esta luta, daqui irei retirar muitas ilações sobre Jesus.

Boa dupla se está a perfilar entre Saviola e Cardozo. O Amaro, que se torne em Aimar depressa, que o Ramires poderá vir a estar à espreita daquele lugar. Isto após os primeiros minutos que o vi com a camisola vermelha vestida.

Bem mas isto são apenas as primeiras impressões... parecem-me existir jogos a mais e treinos a menos, quando um treinador novo chegou, com um sistema novo a implementar e muitos jogadores novos a integrar.

Por enquanto, as expectativas continuam altas, confio muito no trabalho deste treinador.

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Objectivo Cumprido!

Saí da Luz a cantar, adormeci a cantar, acordei a cantar e continuo a cantar:
Ohhh Sport Lisboa e Benfica, o Campeão
Mostra a Tua Raça, o Querer e Ambição
Nós só queremos o Benfica Campeão
Verdadeiro Inferno da Luz ontem no Pavilhão! Foi simplesmente arrepiante!
O jogo não teve nada de fácil e a segunda parte foi só sofrer. Prolongamento idem.
Mas como dizia um amigo meu, no final do jogo, "Futsal é 5 para 5 e no fim ganha o Benfica!".
Vencemos e somos Tri-Campeões Nacionais! Objectivo cumprido! Os jogadores demonstraram uma vez mais a fibra de que são feitos. Verdadeiros guerreiros vestidos de encarnado! Os adeptos... não há palavras...bem, deixa cá ver... Magistral?
Pessoalmente, estou extremamente contente por termos vencido, mas mesmo que isso não tivesse acontecido, só o facto de ter estado ali, ter vivido aquele enorme sentimento benfiquista, já seria suficiente para andar feliz da vida. Mas à quanto tempo já não rezava ao ver o Benfica?Mas à quanto tempo já não roía as unhas? Mas à quanto tempo já não festejava golos, fortemente abraçado a amigos? Mesmo que não tivéssemos ganho...isto já ninguém me tirava!
Criei este blog, numa fase em que me sentia frustrado comigo mesmo, já não vivia o Benfica como queria, como desejava...andava sempre chateado com variadíssimas coisas que dizem respeito ao clube, senti necessidade de me voltar a encontrar com o MEU Benfica.
Quando no Sport Lisboa e Benfica actual a mística já se foi à bastante tempo, agora sinto que o próprio benfiquismo está a desaparecer. Tentarei falar sobre este assunto e ajudar a que não desapareça de vez.
Foi isto que escrevi como descrição deste Blog. Hoje posso dizer que o objectivo do mesmo foi cumprido! Encontrei novamente a mística. E o Benfiquismo, que nunca desaparece, voltou a crescer dentro de mim de uma forma empolgante!...Estou pronto para encarar o futuro com energia recarregada e optimismo desmedido.
Agora, duas semaninhas de férias e dia 21 lá estarei para a apresentação a equipa de futebol. Quanto ao blog, regressarei nessa altura, para escrever sobre uma época, que espero, seja de Glória para o Glorioso!
Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!