segunda-feira, 28 de setembro de 2009

6ª Jornada - Só faltaram os paus...

Foi um jogo que durante a primeira parte me deixou muito pensativo, pois durante grande parte do tempo não vi aquela equipa que tanto tenho gostado esta época. Vi um Benfica displicente, pouco veloz, pouco aguerrido. Óbvio que para isto, muito ou tudo contribuiu a forma como o Leixões foi jogar à Luz. Pareceu-me que a táctica era: "Paulada neles"! E o Benfica foi no engodo durante algum tempo, com muita discussão, muita confusão, muito tempo perdido, enfim... vi a coisa mal parada. Marcamos antes do intervalo e isso fez com que a equipa se tranquilizasse.

Este foi um jogo que pode muito bem vir a servir de exemplo para o que irá acontecer em todos os jogos no Estádio da Luz. Para além do anti-jogo com sucessivas perdas de tempo, junta-se a forma violenta como as equipas nos vão defrontar, fruto do que o Jorge Jesus referiu, a dinâmica da equipa. É importante que estejamos preparados para isto mesmo e não entremos no que os adversários pretendem, coisa que aconteceu a espaços no sábado passado.

Para além disto, outra razão houve para que a equipa não estivesse tão bem. Razão que reside em Pablo Aimar e Saviola. O primeiro porque falhou demasiados passes e algumas perdas de bola e o segundo porque não baixou o suficiente para criar linhas de passe mais acessíveis a Aimar. Este segundo problema já não é a primeira vez que acontece em alguns jogos do Benfica. Saviola, por vezes parece-me um pouco fora do jogo.

O resultado acabou em goleada, pois o Benfica na segunda parte entrou com mais dinâmica e fundamentalmente, deixou as confusões para os jogadores do Leixões e limitou-se a jogar à bola. E depois...teve Fábio Coentrão. Creio que já vai sendo tempo de ter uma oportunidade a titular, para mais, Di Maria, continua o mesmo desengonçado de sempre. Têm de lhe dizer para de vez em quando tirar os olhos do chão...

Não posso de deixar de dizer que concordo com as declarações de José Mota no final do jogo. Houve de facto dualidade de critérios do parte do árbitro. Aliás, dois tipos de dualidades de critérios. Primeiro porque expulsou dois jogadores do Leixões, quando podia ter expulso outros mais e segundo, porque para o árbitro uma boca ou mexer na bola é pior que uma paulada bem assente.

Uma nota para o David Luiz. Não inventou, portanto esteve bastante bem.

Que continue a onda em Paços de Ferreira...

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

PS: Na sequência do meu tópico sobre as modalidades, informo que perdemos em hóquei com o Porto... olha a novidade.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

5ª Jornada - Jogos que dão títulos!

Vá, não se ponham com macacadas em relação à imagem, pois ela apenas pretende demonstrar a diferença do Benfica desta época para o Benfica da última década e meia.

Se vencermos 90% dos jogos como o de ontem, seremos campeões. É nestes jogos, que se vencem nos últimos momentos que se ganham campeonatos. Noutras épocas, o mais provável era mesmo perdemos num contra-ataque qualquer e até podia ter acontecido ontem, mas quando se luta pela vitória de principio a fim, merecemos a estrelinha. E é aqui que está a grande diferença para outras épocas, o Benfica de Jesus, assume sempre o jogo, está sempre no último terço do terreno, não espera pelo adversário, assume sempre o risco de querer ganhar a todo o custo. E depois, tacticamente, tem um treinador muito inteligente que conhece como ninguém os treinadores portugueses e respectivas equipas.

O Benfica de anos anteriores, em jogos como de ontem, fazia-me pensar "ainda vamos perder a m....a do jogo", o Benfica desta época, fez-me pensar "vamos ganhar!".

Quanto ao jogo propriamente dito, Jesus surpreendeu a todos com a inclusão de Keirrison a titular e surpreendeu-me a mim, também com Shaffer a titular. Keirrison foi uma perfeita nulidade, na onda do que tem demonstrado em outros minutos jogados. Não tem andamento para isto. Shaffer, depois de dois jogos a motivar-se no banco, fez o seu pior jogo com a camisola do Benfica. Tem de crescer, mas para crescer tem de jogar com regularidade e como quem tem ocupado a sua posição não é melhor actualmente e pela idade já não terá grande espaço para evoluir...a minha posição parece-me óbvia.

A equipa atacou muito pelo centro, Di Maria andou toda a primeira parte arredado da linha e Ramires, jogou em inferioridade física e penso que foi por aqui que o jogo se tornou mais difícil, por aqui e pelo facto de Keirrison não conseguir segurar uma bola, esperando pelos colegas.

Mais uma nota para o David Luiz... está em todos os golos sofridos até ao momento pelo Benfica na Liga portuguesa. Parece que já não falta mais nada e apartir de agora já não cometerá deslizes, ele é um penalty, uma azelhice e um auto-golo, penso que a nível de macacadas está tudo cumprido da lista. Mais a sério, o problema dele é um problema diferente em outros. Tem autoconfiança a mais, quando muito têm de menos.

Como nem tudo são rosas...ó Jesus, o Coentrão e o Sidnei também merecem ser chamados à titularidade de vez em quando....para mais com exibições como as do Di Maria, completamente desengonçadas...

Rumo à 5ª vitória consecutiva...

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

4ª Jornada - Intensifica-se o Benfica à Benfica

Mais uma jornada, mais uma tareia. Nada de novo, tendo em conta que este Benfica joga como eu peço à década e meia. Pressão alta, frente a equipas miseráveis, tais quais as que existem no nosso campeonato, resultam nisto. Seria por demais evidente que quando um treinador chegasse ao Benfica e colocasse isto em prática, os resultados seriam outros. Jesus merece o meu aplauso e quando penso no tempo que pediam a Quique só me posso rir.

Foi um jogo que mal vi o onze inicial, fiquei plenamente convencido que iríamos vencer. Aliás tive logo essa certeza... quem coloca o César Peixoto a defesa esquerdo titular só pode estar convencido que vai ganhar e como Jesus não quererá criticas... a vitória era mais que óbvia. É o único aspecto, de momento, em que não estou de acordo com Jesus. A não titularidade estável de Shaffer. Portanto, com César a titular, exijo vitórias.

Mas este campeonato do Benfica começa a mostrar-nos outras coisas. Os treinadores adversários, mesmo num jogo em que não houve erros técnicos de arbitragem, mas sim lances de difícil observação, decididos (bem) a favor do Benfica, dão os parabéns ao Benfica, o que é uma novidade. Isto, claro, para além de que, os tão famosos árbitros que só nos roubavam, deixam de ter essa capacidade, o poderio do Benfica dentro de campo e fora dele é demasiado evidente e quando assim é, nada nem ninguém nos pára. É por isto que sempre lutei por equipas do Benfica à Benfica, se assim for, é mais difícil deitarem-nos abaixo... e mesmo que o tentem fazer, um Benfica à Benfica sairá vencedor.

Uma pequena nota para o David Luiz. Tem tudo, mas tudo para ser um dos melhores centrais do Mundo... no entanto, a continuar assim... acabará como internacional português. Faz coisas que não cabem na cabeça de ninguém! Anda lá, atina porra!

Ahhh e outra coisa... Assim se vê, a Força do SLB! Pois é, basta a equipa jogar à bola e lá estão os benfiquistas, basta a equipa mostrar respeito pela instituição que representa e lá estão os benfiquistas... isto era tão óbvio que até chateia.

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Estão de volta as emoções aos pavilhões da Luz.

Iniciam-se este fim de semana as Ligas de Futsal e Andebol.

Altura para fazer a minha análise às 5 modalidades de pavilhão do Benfica.

Começando pela, de facto, equipa maravilha de Futsal. Equipa que iniciou a época com a vitória na supertaça, frente ao Belenenses. Não é que eu conheça bem a modalidade para avaliar os nossos reforços e os rivais, mas parece-me que Joel Queirós, como um dos melhores jogadores portugueses, é um excelente reforço, reforçando também o núcleo da selecção nacional no clube. Marinho, pelas primeiras impressões e Davi, pelo que lhe conhecia do Sporting, também me parecem bons jogadores. Do nucleo duro, apenas saiu Rogério Vilela. Resumindo, conquistar tudo o que esteja em disputa é o objectivo desta equipa e algo em que acredito.

Quanto à outra modalidade campeão nacional da época passada, o basquetebol, conquistar tudo o que esteja em disputa é também o objectivo e algo em que também acredito. Perda enorme com a saída do Doliboa, saiu também Brown e a equipa reforçou-se com a contratação de outros dois americanos que são verdadeiras incógnitas. Se forem jogadores ao nível dos que saíram, não tenho grandes dúvidas que ganharemos com relativa tranquilidade. Os rivais, serão Porto e Ovarense, tendo o Porto investindo à grande. Mas quem tem Sérgio Ramos, João Santos, Élvis, Minhava, Diogo Carreira e Tavares, ou seja, a base da equipa, composta pelos melhores jogadores portugueses, tem de estar confiante.

No que diz respeito ao Andebol...coloco sempre imensas dúvidas. Reconheço que temos uma equipa composta por grandes jogadores, muito bem reforçada, uma equipa que dá sempre tudo, mas uma equipa em que, na minha opinião, prevalece o jogo individual em desfavor do jogo colectivo. E não é de agora, já com Donner era a mesma coisa, mas este era muito rato. De momento, nem sequer sabemos quem será o treinador. Vamos iniciar a época com todos estes problemas e todos sabemos que o anterior campeonato foi decidido pela vantagem de jogar em casa, ou seja, pela vantagem de ser primeiro classificado na fase regular. Temos equipa para sermos campeões, acredito que tal seja possível, mas vejo-o muito complicado.

Hóquei. Algo que nem gosto de falar, por variadíssimas razões. O facto de ser uma modalidade em que a corrupção é talvez maior que o futebol e também por achar que temos uma equipa demasiado mole. À muito tempo que digo que o Benfica deveria contratar dois tipos maus, arrogantes, que não se rebaixassem aos troliteiros lá de cima. Mas vejo a coisa muito complicada. Assisti a uma cena no dia da apresentação ao trabalho desta equipa, que só veio comprovar a ideia que tenho dela. Estavam todos a almoçar na Luz e eu estava a fazer o mesmo, junto deles. Um cego que estava a vender cautelas, aproximou-se e meteu conversa com a equipa e alguns directores que estavam presentes. A determinada altura disse "...mas nós nunca ganhamos no Porto"...ao que se vira um elemento do staff técnico e diz "mas nós ganhamos no Porto...ganhamos ao Gulpinhares, ao Carvalhos..."...é pá só me apeteceu saltar da mesa e perguntar se aquilo era espírito de uma equipa do Benfica, se aquele género de piadas eram aceitáveis. Bem, mas avançando, saiu o nosso melhor desequilibrador, Ricardo Barreiros, entrou Caio, vindo dos troliteiros e mais uns quantos....sinceramente, não acredito nada nesta equipa, nem nesta modalidade.

Quanto ao Vólei, modalidade que menos acompanho, apenas lendo o que se vai escrevendo sobre ela, espera-se que façam o melhor possível, algo que penso que têm conseguido fazer nos últimos, face ao plantel disponível. Acredito que consigam disputar a final do campeonato, tudo dependendo do que consigam fazer na fase regular.

Para terminar, desejo boa sorte a todos e uma época cheia de conquistas. Lá estarei para vos acompanhar.

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Big Show Benfica

Bem... se já na fase das Cheerleaders tinha outras ideias para o que deveriam ser os intervalos e momentos antes do inicio dos jogos, agora que tudo isto de transformou numa pimbalhada, apresentada pelo famoso Quimbé, mais ainda.

Porque não, utilizar estes momentos para homenagear as centenas de pessoas que tornaram o Benfica grandioso? Atletas, treinadores, dirigentes, sócios de mérito!

Não gostariam de ver um Michel Preud'homme, novamente homenageado no Estádio da Luz? Um Izaías de volta? Um Valdo no relvado? Um Jean Jacques? Atletas da famosa equipa "As Marias"? António Leitão? Yokochi?...todos eles apresentados com um pequeno vídeo de homenagem? Não seria isto melhor que uma grande pimbalhada, com entrevistas ao pessoal que pede camisolas aos jogadores?

A mim parece-me que sim.

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

3ª Jornada - Será assim tão descabido?

Na tarde de ontem, na brincadeira, prognostiquei 10-0 como resultado do jogo frente ao Vitória de Setúbal. Poderei dizer agora, que na altura não me passava pela cabeça que falhássemos tantos golos e que nunca imaginei que o Quim trocasse um jogo tranquilo, por mais uma imbecilidade.

Será assim tão descabido fazer este tipo de prognósticos? É! Mas não tanto. É, porque nem todos os jogos nos correm assim tão bem, nem em todos jogos conseguimos marcar cedo, nem em todos os jogos temos tamanho aproveitamento, nem em todos os jogos somos tão competitivos. Não tanto, porque a maioria das equipas portuguesas são imensamente fracas, compostas por jogadores de meia tigela, só conseguindo disfarçar isto com a boa capacidade táctica dos treinadores, fundamentada no anti-jogo, no autocarro e nas marcações impiedosas.

Neste jogo, tivemos um Benfica com atitude competitiva de principio a fim, algo longe dos olhares dos Benfiquistas à muitos, muitos anos. O jogo da passada quinta-feira, frente aos ucranianos demonstrou que as coisas ainda não estão como deviam estar. Faltou a tal atitude competitiva, faltou a demonstração de uma máquina que se pretende trituradora! Faltou na quinta-feira, mas sente-se que a equipa para lá caminha... o Benfica tem de ser esmagador, sempre! Quando isto acontecer, sem excepções, a coisa torna-se num hábito e aí sim, temos Benfica!

Nota para Ramires, pelo qual, finalmente me rendi! Enorme jogador!

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!