segunda-feira, 29 de junho de 2009
Reagir como um grande, e não chorar como um pequeno!
terça-feira, 23 de junho de 2009
Análise ao Plantel
Na época passada, em minha opinião, tinhamos jogadores com qualidade mais que suficiente para ter produzido bastante mais. É certo que o treinador de competente tinha muito pouco, mas também é verdade que os craques demonstraram pouco empenho em fazer melhor. Eles empenhar empenham-se, mas é só até as coisas começarem a correr mal, aí baixam os braços e que se lixem os adeptos.
Por estes motivos, esta é daquelas pré-épocas em que não ficarei chateado com saídas, à execpção de um Miguel Victor, Rubem Amorim ou Maxi Pereira. De resto, pode ir qualquer um à sua vidinha.
Na baliza, é altura para contratar um guarda-redes a sério, penso que já chega de remendos e mediania. Se queremos lutar pelo titulo, o guarda-redes terá de ganhar pontos. Fala-se nesta contratação, nomeadamente em sul-americanos. Preferia um europeu, já com alguma experiência, tipo Sorensen. Quim e Moretto à vidinha e como 3º guarda-redes um júnior.
Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!
domingo, 21 de junho de 2009
Futsal à Benfica!
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Eleições antecipadas para ontem...
O tal do candidato sério que pedi para votar num Movimento que integrava uma erva daninha, não se perfilou, recusou. Disse o tal do candidato, que eu considero que seria sério, que não tinha tempo para escolher a sua equipa de trabalho, o seu próprio projecto. Entendo-o perfeitamente, acho que qualquer benfiquista o entende. Eu pessoalmente, vou um pouco mais além, não me pereceu que o tempo tivesse sido o factor mais importante para a recusa, mas sim a tal da equipa que se veria obrigado a integrar/comandar. Equipa essa, personificada numa erva daninha.
A verdade é que foi a erva daninha que iniciou e dinamizou o tal do Movimento. Esta verdade, o que nos diz, é que os verdadeiros benfiquistas, os benfiquistas de sempre, os chamados notáveis, estiveram-se a cagar literalmente para o clube durante muito tempo. À mais ou menos 1 ano atrás, um grupo de sócios/adeptos descontentes com a situação à altura, resolveram fazer uma manifestação. Não vi lá nenhum dos elementos notáveis que agora integrava este movimento, não reparei na altura em qualquer apoio ao grupo de sócios/adeptos desconhecidos do público. Esconderam-se e deixaram que o clube andasse mais 1 ano à deriva. Este é o Benfica da actualidade, as pessoas pouco se preocupam com clube, preocupando-se mais com os seus interesses pessoais.
Nesta fase, os críticos da direcção, nos quais me incluo, dizem que serão mais 3 anos sem títulos, mais 3 anos de um Benfica perdedor. Já os alertei. Como Benfiquista, no inicio de todas as épocas tenho uma enorme ilusão na conquista de títulos. Como Benfica, não me imagino de outra forma, teria de ser assim. Mas esta época, admito que a ilusão é muito maior. Acredito que temos um grande treinador. Confio novamente no Director Desportivo. Acho que os dois em conjunto são capazes de ganhar mesmo com um Presidente fraco, com uma estrutura de suporte fraca.
Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Farto de Discussões!
terça-feira, 16 de junho de 2009
Algum Entusiasmo
O treinador que no inicio de Maio, aqui disse que seria a minha escolha, http://benfiquismoprocurase.blogspot.com/2009/05/upsnovo-treinador.html.
É portanto um treinador que me entusiasma. Aliás, já no fim da época passada, teria sido a minha escolha.
Peço-lhe o que pedi ao anterior treinador, a constituição de uma equipa competitiva. Uma equipa concentrada todos os jogos, todos os minutos. Uma equipa que demonstre uma ambição desmedida, uma equipa com atitude. Peço-lhe uma equipa que apresente ao longo da época uma evolução técnico/táctica. Não lhe peço o titulo, tal como não pedi ao anterior, pois o trabalho começa quase do zero. Desejo o titulo, como qualquer Benfiquista, mas à partida, com todas as condicionantes existentes, não o posso exigir a um treinador que chega ao clube e tem de fazer um trabalho quase de base. Sei é que um treinador que faça do Benfica uma equipa competitiva, concentrada, com atitude, uma equipa evoluída técnica e tacticamente estará muito mais perto de nos fazer felizes, conquistando títulos.
Jorge Jesus, em si, tem tudo para nos proporcionar este Benfica que todos queremos. É um treinador muito bom tacticamente, é um treinador com ambição, é um treinador exigente. É também um treinador disciplinador, algo que faz muita falta a este Benfica e ao grupo de jogadores que temos.
Temos dois problemas.
Os adeptos, que espero que dêem tanto tempo a Jorge Jesus como deram a Quique Flores. Espero que só porque é um treinador português a cobrança não seja maior.
A estrutura que acompanha a equipa de futebol. Espero e tenho essa confiança, que Rui Costa não cometa alguns erros, que em meu entender cometeu a época passada. Continuo a confiar nele. Espero que Jorge Jesus tenha toda a protecção que precisa para poder decidir e colocar em prática tudo aquilo que entenda.
Em resumo, estou de acordo com esta decisão da Direcção do Sport Lisboa e Benfica.
Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Inconformismo!
sábado, 13 de junho de 2009
Verdadeiro Benfiquismo!
No intervalo do jogo, foi feita a justa homenagem aos novos Campeões Nacionais de Basquetebol. Bonita festa, colorida também com a justíssima homenagem a Manuel Vilarinho. Olhando eu para um pavilhão quase cheio de benfiquistas, vibrando com os novos campeões, mais idiotas me pareceram as declarações do senhor. Olhando eu para um grupo de jogadores que lutaram toda uma época com a camisola encarnada vestida e saíram no fim campeões, cantei a homenagem com toda a força. Um pavilhão cheio de benfiquistas que vibram com as modalidades do clube, que criam ambientes excepcionais, benfiquistas que não merecem tais afirmações. Verdadeiro Benfiquismo e não o dos 10 ou 20!
Não sendo eu um adepto que por norma acompanhe as modalidades do clube ao vivo, ao contrário de grandes benfiquistas que conheço, nesta minha procura pelo Benfiquismo, esta época resolvi acompanhar estas equipas do Benfica. Equipas que vestem a camisola encarnada com respeito e orgulho. Equipas que honram o símbolo que levam consigo. Equipas que ganhando ou perdendo, dignificam os seus adeptos. Criticas? Eu não as faço! Primeiro porque não as acompanho toda uma época e depois porque basta-me ver um ou dois jogos para perceber que são equipas compostas por atletas que dão o litro, que têm raça, que têm força, que têm querer, são equipas à Benfica.
Ainda irei aos Pavilhões da Luz esta época, porque ainda há títulos para conquistar, mas eu já conquistei o mais importante. Encontrei o verdadeiro Benfiquismo! De adeptos e atletas!
Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!
sexta-feira, 12 de junho de 2009
Dar o salto!
Pelos vistos também deu uma entrevista a um jornal e à tarde, entre benfiquistas, não se falava de outra coisa, a entrevista de Rui Costa (Deus) na televisão.
Éke, pensei eu, não vai dizer nada de importante, nem nada que não se esperasse. E confirmou-se! O treinador pode ser o Jesus, está dentro do perfil e tal e coiso, mas existem mais... balelas para entreter. Propostas por jogadores do actual plantel nem vê-las... pois tá bem, o pessoal acredita. Enfim, o normal no Benfica actual.
No entanto, a entrevista tocou um ponto que como não leio jornais, não sabia. A contratação do Internacional Brasileiro Ramires, super craque do Mundo e arredores, de acordo com alguns benfiquistas. Já lhe tendo chamado o novo Valdo...(estou-me a rir). Enfim, as tretas do costume, quando vem alguém novo, que até parece ser jeitoso. Pelos vistos, este rapazito, da mesma forma que muitos também já o fizeram, já fez umas declarações interessantes, diz ele: "Vou para Portugal com a intenção de realizar uma boa temporada e sair depois para outro grande clube europeu".
Se bem que pelos vistos já virou o bico ao prego, estas declarações são reais e demonstram a forma com que vem para o Benfica. Dar o salto... para fora do Benfica! E não fala em fazer cá uma carreira, fala em fazer uma temporada. É natural que assim seja, o que não é natural é que o diga tão despudoradamente. Natural também não me parece que tenha sido a forma como Rui Costa encarou esta questão na tal entrevista. Não sei se o poderia ter feito de outra forma, mas vir falar que o jogador quando chegar e vir a grandeza do clube, concerteza muda a sua posição parece-me demasiado triste. São este tipo de coisas que um Director Desportivo não pode admitir. Este tipo de jogadores, com este tipo de mentalidades, ao primeiro desaire, ao primeiro indicio de temporada pelo galheto, começa logo a cagar-se para o clube e a pensar numa saída o quanto antes. Enquanto isto não acabar no Benfica... nada feito. Enquanto os jogadores do Benfica não respeitarem de todas as formas o clube... nada feito.
Rui Costa, em meu entender, deveria ter dito que não gostou da declaração, em vez de dizer que a entendeu. Rui Costa deveria ter dito que iria explicar ao rapazito o que é vestir a camisola do Benfica e não dizer que ele quando cá chegar e vir a grandeza do clube, muda de opinião? Está a falar do que? Do Estádio? Do Centro de Estágios? ...ou será dos portentosos automóveis dos que vão ser seus colegas? É assim que vai medir a grandeza do clube? Ou será pelos 10 ou 20 benfiquistas que o outro diz que existem? Enfim...
Amanhã vou mas é ao Futsal, que ao menos aí...
Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!
terça-feira, 9 de junho de 2009
Tiques ditatoriais...
E os Benfiquistas a quem este titulo lhes diz muito? E os Benfiquistas que se deslocaram a Ovar para apoiar a equipa? E os Benfiquistas que estiveram até às 2h da manhã a festejar o titulo junto dos jogadores? E os benfiquistas que jogam nesta equipa?
Um atentado à história do Benfica estas declarações!
"Estou farto de benfiquistas. Prefiro trabalhar com sportinguistas do que com benfiquistas que se estão sempre a queixar. Benfiquistas sou eu mais 10 ou 20."
Que a direcção que Manuel Vilarinho incorpora prefere trabalhar com sportinguistas e portistas, já todos nós sabíamos, com os resultados que estão à vista. Agora, que Benfiquistas só ele e mais 10 ou 20, essa é nova. Quando no inicio se referia ao "Benfica aos Benfiquistas", era àqueles 10 ou 20! O resto, os que pagam quotas com dificuldade, os que estão nos pavilhões a apoiar o Benfica, os que fazem centenas de km's para apoiar a equipa, os milhões que dormem mal após as derrotas que esta merda de direcção nos proporciona, são o quê? Escumalha, é que é este Vilarinho!
"Começam a haver uns movimentos que de facto desestabilizam mas vozes críticas de peso não conheço nenhuma"
Vozes criticas de peso, são quem? Tu e os mais 10 ou 20? Nós somos os que?
Se eram necessários mais exemplos de como é hoje gerido o Benfica, Vilarinho ontem deu-os todos. O Benfica é gerido por gente com graves tiques ditatoriais, agarrados ao poder, agarrados a interesses pessoais que o facto de pertencerem aos orgãos sociais do Benfica lhe proporcionam.
Hoje nem termino post da mesma forma que o termino sempre, pois não Somos já nada daquilo.
domingo, 7 de junho de 2009
Campeões Allez!!!
sábado, 6 de junho de 2009
Classe!
Mas que grande equipa esta, verdadeiramente uma equipa à Benfica. Disputou-se ontem o terceiro jogo da final, frente à Ovarense e o Benfica conseguiu a terceira vitória, colocando a final nuns esclarecedores 3-0.
Quando o Benfica é Benfica, as coisas funcionam assim, ninguém nos pára e até os adversários são os primeiros a afirmar que as nossas vitórias são justas.
Passamos por uns momentos complicados neste palyoff, em meu entender, devido à brilhante fase regular que fizemos. Relaxamos um pedaço, tivemos uns precalces, incluindo lesões em jogadores importantes, mas penso que tivemos um treinador, um director e um grupo de jogadores que souberam dar a volta por cima e não hipotecar uma época que se previa brilhante.
Hoje disputa-se o quarto jogo que poderá desde já fazer do Benfica o próximo campeão nacional. Admito que tenho sentimentos contraditórios, quero ser campeão o quanto antes mas também gostava de ver um pavilhão totalmente ao rubro a festejar o titulo. Penso que é um sentimento que mais alguns benfiquistas têm, mas para esses e para mim, temos uma solução, se vencermos hoje.... tudo à Luz receber o novos Campeões Nacionais!
Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!