quinta-feira, 7 de maio de 2009

ups....Novo Treinador

Ora lá anda o Benfica à procura de novo treinador. Lá terá de ser depois de mais um erro de casting.....bem, acho que anda, isto se eu ainda conhecer como funciona o Benfica.
Ora se até elementos da própria direcção cascam no Flores em programas de tv, se na própria Benfica TV fazem o mesmo....parece-me natural que já tenha os patins, resta só saber se dá ao pé sozinho ou se lhe dão um empurrão.
Hoje em dia fala-se bastante em estabilidade no Benfica, neste caso para defender a permanência de Flores. Eu também sou adepto da estabilidade, quero-a para o Benfica. Mas quero estabilidade na qualidade, com Flores não me parece que a venhamos a ter. É demasiado fraco e pior que isso, convencido. Não sabe, nem me parece que venha a saber o que é o futebol português e muito menos o Benfica. Portanto adeus e até nunca mais. O Flores e os seus melhores adjuntos do Mundo e arredores.
Quanto ao próximo, bem....sempre fui a favor que para triunfar no Benfica só um treinador estrangeiro, pela história, pelas maiores dificuldades a que está exposto um treinador português. Já sabemos como funciona o burgo. Por de trás dos 31 campeonatos do Benfica, estão 17 treinadores... 14 estrangeiros! Os 3 portugas foram Mário Wilson, Toni e Fernando Cabrita...e mesmo este último entra na lista com boa vontade, pois na época 67/68, substituiu Riera à 7ª jornada e foi substituído à 22ª por Otto Glória. Portanto nada mais óbvio que um treinador estrangeiro mas....
...mas o Benfica mudou, para pior, mas mudou. O Benfica que estas últimas direcções acabaram por criar, já não tem nada a ver com o Benfica dos tempos gloriosos. Tem na mesma tudo para o voltar a ser, mas não é. Mas isto ainda não entrou na cabeça de muita gente, julgam ainda que somos os melhores (maiores sim), incluindo os estrangeiros. O Benfiquismo tem também de meter isto na cabeça e lutar para que voltemos a ser O Glorioso na prática, não basta dizer, é preciso fazer. Ora, os treinadores estrangeiros hoje em dia vêm para o Benfica, primeiro a pensar que o futebol tuga é fácil, o que não é verdade e depois, que o Benfica só por ser o maior, ganha a tudo e todos.....não sabendo o quanto isso é difícil, pois para além das outras equipa serem bem orientadas, não conhecem também os jogos de bastidores nos quais o Benfica não manda nada. Treinar o Benfica Glorioso era uma coisa, treinar este Benfica é outra.
Por isto, actualmente defendo um treinador português para o Benfica. Um treinador capaz tacticamente, um treinador que coloque as suas equipas, mesmo neste campeonato, a mandar nos jogos. Um treinador disciplinador, um treinador que tenha obtido bons resultados nos últimos anos. Um treinador com confiança.
Por outro lado, não havendo camionetas de dinheiro para gastar, defendo que o Benfica se deveria virar, no que aos jogadores diz respeito, para o mercado português e para a formação. Os estrangeiros hoje em dia querem é nomes e jogadores seus conhecidos, que obviamente não conhecem nada do futebol em Portugal. Dando depois em barretes....caros.
Obviamente, recaindo a escolha num treinador português, o desempenho do Director Desportivo teria de ser mais acertivo, nomeadamente no que diz respeito à mensagem de inicio de época. E os benfiquistas teriam de a perceber...
Bem tudo isto para dizer que a minha escolha seria Jorge Jesus. Encaixa, a meu ver, neste perfil que tracei......o problema é que há quem seja esperto neste futebol português e pode levá-lo para outros lados....aí levaremos com uma Nossa Senhora do Caravaggio....e toca a rezar.
Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

1 comentário: