segunda-feira, 28 de setembro de 2009

6ª Jornada - Só faltaram os paus...

Foi um jogo que durante a primeira parte me deixou muito pensativo, pois durante grande parte do tempo não vi aquela equipa que tanto tenho gostado esta época. Vi um Benfica displicente, pouco veloz, pouco aguerrido. Óbvio que para isto, muito ou tudo contribuiu a forma como o Leixões foi jogar à Luz. Pareceu-me que a táctica era: "Paulada neles"! E o Benfica foi no engodo durante algum tempo, com muita discussão, muita confusão, muito tempo perdido, enfim... vi a coisa mal parada. Marcamos antes do intervalo e isso fez com que a equipa se tranquilizasse.

Este foi um jogo que pode muito bem vir a servir de exemplo para o que irá acontecer em todos os jogos no Estádio da Luz. Para além do anti-jogo com sucessivas perdas de tempo, junta-se a forma violenta como as equipas nos vão defrontar, fruto do que o Jorge Jesus referiu, a dinâmica da equipa. É importante que estejamos preparados para isto mesmo e não entremos no que os adversários pretendem, coisa que aconteceu a espaços no sábado passado.

Para além disto, outra razão houve para que a equipa não estivesse tão bem. Razão que reside em Pablo Aimar e Saviola. O primeiro porque falhou demasiados passes e algumas perdas de bola e o segundo porque não baixou o suficiente para criar linhas de passe mais acessíveis a Aimar. Este segundo problema já não é a primeira vez que acontece em alguns jogos do Benfica. Saviola, por vezes parece-me um pouco fora do jogo.

O resultado acabou em goleada, pois o Benfica na segunda parte entrou com mais dinâmica e fundamentalmente, deixou as confusões para os jogadores do Leixões e limitou-se a jogar à bola. E depois...teve Fábio Coentrão. Creio que já vai sendo tempo de ter uma oportunidade a titular, para mais, Di Maria, continua o mesmo desengonçado de sempre. Têm de lhe dizer para de vez em quando tirar os olhos do chão...

Não posso de deixar de dizer que concordo com as declarações de José Mota no final do jogo. Houve de facto dualidade de critérios do parte do árbitro. Aliás, dois tipos de dualidades de critérios. Primeiro porque expulsou dois jogadores do Leixões, quando podia ter expulso outros mais e segundo, porque para o árbitro uma boca ou mexer na bola é pior que uma paulada bem assente.

Uma nota para o David Luiz. Não inventou, portanto esteve bastante bem.

Que continue a onda em Paços de Ferreira...

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

PS: Na sequência do meu tópico sobre as modalidades, informo que perdemos em hóquei com o Porto... olha a novidade.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

5ª Jornada - Jogos que dão títulos!

Vá, não se ponham com macacadas em relação à imagem, pois ela apenas pretende demonstrar a diferença do Benfica desta época para o Benfica da última década e meia.

Se vencermos 90% dos jogos como o de ontem, seremos campeões. É nestes jogos, que se vencem nos últimos momentos que se ganham campeonatos. Noutras épocas, o mais provável era mesmo perdemos num contra-ataque qualquer e até podia ter acontecido ontem, mas quando se luta pela vitória de principio a fim, merecemos a estrelinha. E é aqui que está a grande diferença para outras épocas, o Benfica de Jesus, assume sempre o jogo, está sempre no último terço do terreno, não espera pelo adversário, assume sempre o risco de querer ganhar a todo o custo. E depois, tacticamente, tem um treinador muito inteligente que conhece como ninguém os treinadores portugueses e respectivas equipas.

O Benfica de anos anteriores, em jogos como de ontem, fazia-me pensar "ainda vamos perder a m....a do jogo", o Benfica desta época, fez-me pensar "vamos ganhar!".

Quanto ao jogo propriamente dito, Jesus surpreendeu a todos com a inclusão de Keirrison a titular e surpreendeu-me a mim, também com Shaffer a titular. Keirrison foi uma perfeita nulidade, na onda do que tem demonstrado em outros minutos jogados. Não tem andamento para isto. Shaffer, depois de dois jogos a motivar-se no banco, fez o seu pior jogo com a camisola do Benfica. Tem de crescer, mas para crescer tem de jogar com regularidade e como quem tem ocupado a sua posição não é melhor actualmente e pela idade já não terá grande espaço para evoluir...a minha posição parece-me óbvia.

A equipa atacou muito pelo centro, Di Maria andou toda a primeira parte arredado da linha e Ramires, jogou em inferioridade física e penso que foi por aqui que o jogo se tornou mais difícil, por aqui e pelo facto de Keirrison não conseguir segurar uma bola, esperando pelos colegas.

Mais uma nota para o David Luiz... está em todos os golos sofridos até ao momento pelo Benfica na Liga portuguesa. Parece que já não falta mais nada e apartir de agora já não cometerá deslizes, ele é um penalty, uma azelhice e um auto-golo, penso que a nível de macacadas está tudo cumprido da lista. Mais a sério, o problema dele é um problema diferente em outros. Tem autoconfiança a mais, quando muito têm de menos.

Como nem tudo são rosas...ó Jesus, o Coentrão e o Sidnei também merecem ser chamados à titularidade de vez em quando....para mais com exibições como as do Di Maria, completamente desengonçadas...

Rumo à 5ª vitória consecutiva...

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

4ª Jornada - Intensifica-se o Benfica à Benfica

Mais uma jornada, mais uma tareia. Nada de novo, tendo em conta que este Benfica joga como eu peço à década e meia. Pressão alta, frente a equipas miseráveis, tais quais as que existem no nosso campeonato, resultam nisto. Seria por demais evidente que quando um treinador chegasse ao Benfica e colocasse isto em prática, os resultados seriam outros. Jesus merece o meu aplauso e quando penso no tempo que pediam a Quique só me posso rir.

Foi um jogo que mal vi o onze inicial, fiquei plenamente convencido que iríamos vencer. Aliás tive logo essa certeza... quem coloca o César Peixoto a defesa esquerdo titular só pode estar convencido que vai ganhar e como Jesus não quererá criticas... a vitória era mais que óbvia. É o único aspecto, de momento, em que não estou de acordo com Jesus. A não titularidade estável de Shaffer. Portanto, com César a titular, exijo vitórias.

Mas este campeonato do Benfica começa a mostrar-nos outras coisas. Os treinadores adversários, mesmo num jogo em que não houve erros técnicos de arbitragem, mas sim lances de difícil observação, decididos (bem) a favor do Benfica, dão os parabéns ao Benfica, o que é uma novidade. Isto, claro, para além de que, os tão famosos árbitros que só nos roubavam, deixam de ter essa capacidade, o poderio do Benfica dentro de campo e fora dele é demasiado evidente e quando assim é, nada nem ninguém nos pára. É por isto que sempre lutei por equipas do Benfica à Benfica, se assim for, é mais difícil deitarem-nos abaixo... e mesmo que o tentem fazer, um Benfica à Benfica sairá vencedor.

Uma pequena nota para o David Luiz. Tem tudo, mas tudo para ser um dos melhores centrais do Mundo... no entanto, a continuar assim... acabará como internacional português. Faz coisas que não cabem na cabeça de ninguém! Anda lá, atina porra!

Ahhh e outra coisa... Assim se vê, a Força do SLB! Pois é, basta a equipa jogar à bola e lá estão os benfiquistas, basta a equipa mostrar respeito pela instituição que representa e lá estão os benfiquistas... isto era tão óbvio que até chateia.

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Estão de volta as emoções aos pavilhões da Luz.

Iniciam-se este fim de semana as Ligas de Futsal e Andebol.

Altura para fazer a minha análise às 5 modalidades de pavilhão do Benfica.

Começando pela, de facto, equipa maravilha de Futsal. Equipa que iniciou a época com a vitória na supertaça, frente ao Belenenses. Não é que eu conheça bem a modalidade para avaliar os nossos reforços e os rivais, mas parece-me que Joel Queirós, como um dos melhores jogadores portugueses, é um excelente reforço, reforçando também o núcleo da selecção nacional no clube. Marinho, pelas primeiras impressões e Davi, pelo que lhe conhecia do Sporting, também me parecem bons jogadores. Do nucleo duro, apenas saiu Rogério Vilela. Resumindo, conquistar tudo o que esteja em disputa é o objectivo desta equipa e algo em que acredito.

Quanto à outra modalidade campeão nacional da época passada, o basquetebol, conquistar tudo o que esteja em disputa é também o objectivo e algo em que também acredito. Perda enorme com a saída do Doliboa, saiu também Brown e a equipa reforçou-se com a contratação de outros dois americanos que são verdadeiras incógnitas. Se forem jogadores ao nível dos que saíram, não tenho grandes dúvidas que ganharemos com relativa tranquilidade. Os rivais, serão Porto e Ovarense, tendo o Porto investindo à grande. Mas quem tem Sérgio Ramos, João Santos, Élvis, Minhava, Diogo Carreira e Tavares, ou seja, a base da equipa, composta pelos melhores jogadores portugueses, tem de estar confiante.

No que diz respeito ao Andebol...coloco sempre imensas dúvidas. Reconheço que temos uma equipa composta por grandes jogadores, muito bem reforçada, uma equipa que dá sempre tudo, mas uma equipa em que, na minha opinião, prevalece o jogo individual em desfavor do jogo colectivo. E não é de agora, já com Donner era a mesma coisa, mas este era muito rato. De momento, nem sequer sabemos quem será o treinador. Vamos iniciar a época com todos estes problemas e todos sabemos que o anterior campeonato foi decidido pela vantagem de jogar em casa, ou seja, pela vantagem de ser primeiro classificado na fase regular. Temos equipa para sermos campeões, acredito que tal seja possível, mas vejo-o muito complicado.

Hóquei. Algo que nem gosto de falar, por variadíssimas razões. O facto de ser uma modalidade em que a corrupção é talvez maior que o futebol e também por achar que temos uma equipa demasiado mole. À muito tempo que digo que o Benfica deveria contratar dois tipos maus, arrogantes, que não se rebaixassem aos troliteiros lá de cima. Mas vejo a coisa muito complicada. Assisti a uma cena no dia da apresentação ao trabalho desta equipa, que só veio comprovar a ideia que tenho dela. Estavam todos a almoçar na Luz e eu estava a fazer o mesmo, junto deles. Um cego que estava a vender cautelas, aproximou-se e meteu conversa com a equipa e alguns directores que estavam presentes. A determinada altura disse "...mas nós nunca ganhamos no Porto"...ao que se vira um elemento do staff técnico e diz "mas nós ganhamos no Porto...ganhamos ao Gulpinhares, ao Carvalhos..."...é pá só me apeteceu saltar da mesa e perguntar se aquilo era espírito de uma equipa do Benfica, se aquele género de piadas eram aceitáveis. Bem, mas avançando, saiu o nosso melhor desequilibrador, Ricardo Barreiros, entrou Caio, vindo dos troliteiros e mais uns quantos....sinceramente, não acredito nada nesta equipa, nem nesta modalidade.

Quanto ao Vólei, modalidade que menos acompanho, apenas lendo o que se vai escrevendo sobre ela, espera-se que façam o melhor possível, algo que penso que têm conseguido fazer nos últimos, face ao plantel disponível. Acredito que consigam disputar a final do campeonato, tudo dependendo do que consigam fazer na fase regular.

Para terminar, desejo boa sorte a todos e uma época cheia de conquistas. Lá estarei para vos acompanhar.

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Big Show Benfica

Bem... se já na fase das Cheerleaders tinha outras ideias para o que deveriam ser os intervalos e momentos antes do inicio dos jogos, agora que tudo isto de transformou numa pimbalhada, apresentada pelo famoso Quimbé, mais ainda.

Porque não, utilizar estes momentos para homenagear as centenas de pessoas que tornaram o Benfica grandioso? Atletas, treinadores, dirigentes, sócios de mérito!

Não gostariam de ver um Michel Preud'homme, novamente homenageado no Estádio da Luz? Um Izaías de volta? Um Valdo no relvado? Um Jean Jacques? Atletas da famosa equipa "As Marias"? António Leitão? Yokochi?...todos eles apresentados com um pequeno vídeo de homenagem? Não seria isto melhor que uma grande pimbalhada, com entrevistas ao pessoal que pede camisolas aos jogadores?

A mim parece-me que sim.

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

3ª Jornada - Será assim tão descabido?

Na tarde de ontem, na brincadeira, prognostiquei 10-0 como resultado do jogo frente ao Vitória de Setúbal. Poderei dizer agora, que na altura não me passava pela cabeça que falhássemos tantos golos e que nunca imaginei que o Quim trocasse um jogo tranquilo, por mais uma imbecilidade.

Será assim tão descabido fazer este tipo de prognósticos? É! Mas não tanto. É, porque nem todos os jogos nos correm assim tão bem, nem em todos jogos conseguimos marcar cedo, nem em todos os jogos temos tamanho aproveitamento, nem em todos os jogos somos tão competitivos. Não tanto, porque a maioria das equipas portuguesas são imensamente fracas, compostas por jogadores de meia tigela, só conseguindo disfarçar isto com a boa capacidade táctica dos treinadores, fundamentada no anti-jogo, no autocarro e nas marcações impiedosas.

Neste jogo, tivemos um Benfica com atitude competitiva de principio a fim, algo longe dos olhares dos Benfiquistas à muitos, muitos anos. O jogo da passada quinta-feira, frente aos ucranianos demonstrou que as coisas ainda não estão como deviam estar. Faltou a tal atitude competitiva, faltou a demonstração de uma máquina que se pretende trituradora! Faltou na quinta-feira, mas sente-se que a equipa para lá caminha... o Benfica tem de ser esmagador, sempre! Quando isto acontecer, sem excepções, a coisa torna-se num hábito e aí sim, temos Benfica!

Nota para Ramires, pelo qual, finalmente me rendi! Enorme jogador!

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

2ª Jornada: Assim se perdem/ganham Campeonatos!

Depois do empate, em casa, na 1ª jornada da Liga... difícil deslocação a Guimarães. Equipa aguerrida, caceteira, com jogadores rápidos, mas que soube emperrar a organização de jogo do Benfica. Também não é difícil. O Marítimo já o tinha feito. Basta marcar Aimar em cima, não lhe dando tempo para pensar...convém também ser mais proactivo...

Mas quanto ao desenrolar do jogo, tudo teria sido bem mais fácil caso o Benfica não falhasse o que é demasiado fácil de não falhar. Uma oportunidade de um jogador isolado para a baliza e mais um penalty falhado. Assim se perdem campeonatos.

Aimar, arrisca-se a ser o novo protagonista do anuncio da Sagres: "Fazias, fazias!".

A vitória surgiu nos instantes finais do jogo, com um belo golo do desaparecido em combate Ramires. Assim se ganham campeonatos.

Nos entretantos, deu para o Quim nos lembrar de outras formas de perder campeonatos. Formas a que já tantas vezes nos habituou. Só não reparei se também mandou calar os adeptos...vou ver se vejo a repetição do lance das mãos de manteiga.

O Benfica embora não tenha feito um jogo fantástico, fez um bom jogo, demonstrou enorme competitividade, lutou pela vitória até ao fim. Jesus encarregou-se de demonstrar aos jogadores que o único resultado que queria era a vitória, não tendo medo de desequilibrar defensivamente a equipa, correndo riscos.

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

1ª Jornada: Condimentos de sempre...

Ora aí está o arranque do Campeonato... os jogos a sério, que valem pontos.

Começou e os condimentos são os mesmos de sempre, para mim, enquanto benfiquista.

Euforia, esperança, empolgamento.

Treinadores a inventar. Jornada em casa, lateral ofensivo no banco e central adaptado a lateral no onze.

Equipa a dar 45 minutos de avanço ao adversário. Pois sim, o adversário tacticamente tapou a equipa do Benfica...então não existem treinadores para fazer isso mesmo?

Árbitros a inventar, maus, péssimos, horriveis... que nem as regras sabem.

Anti-jogo, perdas de tempo infinitas... mas o normal em equipas que lutam pelo empatezito...liga da treta, mais um problema dos árbitros que não têm mão em nada.

Guarda-redes que parece que só defendem tudo contra o Benfica.

Falhanços escandalosos dos avançados do Benfica.

EMPATE EM CASA!

São estes os condimentos...de hoje e de à muitos, muitos anos a esta parte.

Estou farto, fiquei perplexo com aquela primeira parte, quase sem palavras. Estava possuído.

Acaba o jogo... e mais do mesmo. Mais dos mesmos condimentos. Adeptos que se queixam do árbitro, do azar, das perdas de tempo, do anti-jogo... e eu já nem tenho forças para me chatear com estas tretas.

Agora são jogos a sério, não são jogos a brincar. Pressionar o adversário???? Onde???? Bola de pé para pé??? Onde??? O Marítimo saía sempre pelos laterais, com bico para frente, nunca por uma única vez pressionamos os laterais. Em vez do pé para pé, tivemos uma primeira parte de biqueirada para a frente....

Não me lixem...

Vou continuar a acreditar nesta equipa e fundamentalmente neste treinador... mas não inventem. Com tanto centro de m....a do David Luiz, imagine-se um Shaffer.

Somos a Raça, a Força e Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Pólemica, quando finalmente está bem?

A equipa de futebol do Benfica continua a deslumbrar. No último jogo, frente ao Milan, os italianos durante 60 minutos foram quase que ridicularizados, demonstrando uma vez mais, não só bom futebol, mas capacidade para dominar o jogo a todos os níveis. Os pontos em que tenho algo a dizer, já os referi anteriormente, portanto nem vale a pena. Inovo apenas, como o "chutem à baliza crl, deixem-se de tantos rodriguinhos"!

Do que esta época, por enquanto, pouca polémica traz, estamos conversados...vamos à questão que vejo ultimamente muito debatida entre Benfiquistas e porventura ainda mais por anti-benfiquistas, que no fundo só se preocupam com o Benfica.

Discute-se hoje em dia, a suposta intromissão de Luís Filipe Vieira na gestão do futebol. Pronto, sempre é algo para se discutir, analisar. O problema é que o fazem, partindo do principio que algo está mal. Então agora, que finalmente está bem, é que criam uma polémica?

Mal estava quando um presidente que pouco percebe da coisa, assume toda a pasta. Mal estava quando um presidente, máximo responsável do clube, entrega completamente a pasta. Isto foi o que aconteceu nas últimas duas épocas, com os resultados que se conhecem. Um presidente, mesmo tendo um Director Desportivo, tem responsabilidades a todos os níveis e tem de as assumir. Ora assumindo essas responsabilidades, não me parece nada criticável, antes lógico, que esteja inserido em todas as movimentações que visam a criação de um plantel, o acompanhamento da equipa e mesmo o balneário.

É olhar para Florentino Pérez e Jorge Valdano, Laporta e Txiki Beguiristain, Jean-Michel Aulas e Bernard Lacombe, Massimo Moratti e Marco Branca, Franz Beckenbauer e Christian Nerlinger(é este agora?), só para dar exemplos dos clubes de maior sucesso nos grandes campeonatos europeus, Inglaterra é caso à parte. Em todos estes clubes, o presidente é elemento fundamental, é um elemento activo na gestão do futebol.

Ou seja, na minha opinião, o que se está a passar esta época, é que está bem. Assim é que deve ser. É a melhor opção, que só a colocaria em causa, se tivéssemos um Presidente que percebesse de futebol e de tudo o que rodeia, não necessitando desta forma de um Director Desportivo. A verdade é que temos no Director Desportivo, um homem que sabe muito de futebol, com grandes conhecimentos, que terá de assumir as suas responsabilidades e temos um Presidente, que interventivo ou não, as teria de assumir sempre. Estando as coisas como estão, estão bem.

Agora é bola para a frente e que estas duas figuras entendam que o seu trabalho não está feito. O plantel está feito, mas agora vem a parte mais difícil. A gestão de toda uma época...

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Lacunas ou irrealismo?

Antes de mais reforçar que dá gosto ver o Benfica actualmente, dá gozo!

O último jogo foi com o Guimarães. Vitória fácil, jogo sempre controlado.

sabíamos que o onze principal estava bem oleado, já sabíamos que a entrada de suplentes nesse onze quase não se fazia sentir, mas no Domingo ficamos a saber que uma equipa composta maioritariamente por suplentes demonstrou igual qualidade. É apartir desta análise que não percebo, nem percebi nada do que se passou e passa depois desse jogo.

Acaba o jogo, vou ver as discussões do Benfiquistas e que leio eu? "Temos algumas lacunas"! Referem-se maioritariamente à posição de lateral esquerdo, lateral direito e n.10.

Quanto ao lateral esquerdo, é óbvio que temos de ir contratar alguém, pois Sepsi já foi dispensado com esse propósito. O que não entendo são as criticas que apontam para que o Shaffer não seja solução. Até agora tem sido dos jogadores que mais gostei, que mais me surpreenderam, que mais evoluíram. Tudo começou com as suas primeiras exibições, com os constantes reposicionamentos do Jesus durante os jogos, com o "crl para este gajo"...tudo fruto de uma necessária adaptação a novos métodos, a um novo futebol...os comentadores, ávidos por encontrar defeitos, logo se aproveitaram, continuando as criticas, mesmo que actualmente já demonstre outra eficácia...e pronto, temos uma lacuna, um jogador que não é solução.

Outra das lacunas apontadas... o substituto do Aimar! Não lhes chega Carlos Martins, que ultimamente até tem jogado melhor, e não aceitam sequer que, ocasionalmente, nessa posição possa jogar Ramires ou mesmo Saviola, OCASIONALMENTE! Queriam uma cópia do Aimar! Percebem agora o "irrealismo" no titulo do post? Ponham o nome Rui Costa a substituto, pode ser que fiquem mais descansados.

E chegamos à posição de lateral direito, ilustrada pela imagem deste post e o "movimento das lacunas". O Maxi lesionou-se e pimba, temos mais uma lacuna. Jesus não ajudou nada, com as suas declarações após o jogo. Jogo em que jogamos com 3 laterais direitos, à vez claro. Iniciou Patric, depois Amorim e finalmente Miguel Victor. Nenhum comprometeu, nem seria de esperar que comprometessem, pois em equipas bem tacticamente é mais difícil que alguém comprometa. E depois são jogadores de qualidade...já posta em causa, mas de qualidade. Nem falo de Amorim e Miguel Victor, pois são adaptações. A minha questão prende-se com Patric, internacional sub-19 e sub-20 brasileiro. Tem demonstrado alguns problemas, nomeadamente a nivel defensivo, mas quando o contrataram já sabiam disso, chegou a ser falada a necessária adaptação e crescimento. A verdade é que mesmo demonstrando estes problemas, nos jogos em que foi opção não comprometeu. Maxi lesionou-se, a equipa está a um nível elevadíssimo, confiante, motivada, não será a altura ideal para apostar neste tipo de jogadores, que precisam de crescer e de ganhar confiança? Eu julgo que sim...mas quem sou eu, eu até vejo o Shaffer como um excelente jogador...não percebo nada disto...íamos lá agora apostar no puto, venha é o Luis Filipe. Sim, o Luis Filipe, não é piada, é mesmo o Luis Filipe, o tal que nem para o Guimarães serviu. Ah e tal precisamos de mais opções...Amorim, Miguel Victor e até David Luiz, não chegam? De que vale então ter um plantel com jogadores polivalentes, se não nos servimos deles quando algo como uma lesão acontece?

Está tudo a correr tão bem, que até tenho medo...tenho medo que estraguem tudo...já não seria a primeira vez. Está mais que hora de fechar o plantel, fechar o grupo de trabalho, confiar em quem está!

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

domingo, 2 de agosto de 2009

Jesus... mentiroso?

Uma das coisas contra a qual sempre lutei, é quando dirigentes, treinadores ou atletas mentem aos adeptos do Benfica.
Jorge Jesus foi apresentado a 17 de Junho, tendo afirmado nesse mesmo dia, que o Benfica iria "jogar o dobro". Ora, passado um mês e meio, é possível provar-se que o homem mentiu a todos os benfiquistas! Caro Jesus, mas onde é que o Benfica joga o dobro da época passada, vá lá, diga lá que é para não passar por mentiroso!
Um mês e meio, sim é verdade, um mês e meio! Cada vez que me lembro das discussões a respeito de Quique, em que ao fim de 6 meses ainda diziam que o homem precisava de tempo... o que ele precisava era de trabalhar... e com paixão!
Se virmos bem, a equipa que ontem cilindrou o Portsmouth, apenas tinha 2 jogadores que a época passada não integravam o plantel: Javi Garcia e Saviola, que se poderá dizer que substituíram Katsouranis e Suazo. Ora, os cepos da época passada, são os mesmos. A táctica é bem diferente, portanto todo o mérito a Jorge Jesus.
Podemos não ganhar nada nesta época, mas vamos jogar futebol e vamos ser competitivos, disso tenho a certeza e penso que já todos os benfiquistas a têm. Pressão altíssima, ataque continuado, troca de bola com qualidade "bola no pé!", movimentações constantes, GR's sem tocar na xixa...à quantos anos não víamos isto no Benfica? Década e meia?
Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Guarda-Galinheiros

Da minha análise aos jogos de pré-época, faltava ao Benfica um trinco e um guarda-redes.
Para trinco, foi contratado Javi Garcia. Não conheço, nunca vi jogar, mas espero que seja um jogador em condições, caso contrário estamos arrumados. Irá desempenhar uma função fulcral no esquema táctico imposto por Jesus. Terá de ser um jogador destrutivo mas ao mesmo tempo que inicie os processos ofensivos, terá de ter excelente colocação táctica e boa qualidade de passe. A contratação está feita, esperemos que resulte.
O problema reside agora unicamente no guarda-redes. Problema enorme, já que é quem impede os golos adversários, não sei se estão a ver. De momento temos 3 guarda-redes de brincar. Aliás, nem é preciso ir analisar os seus desempenhos ao longo dos anos, basta o último jogo, em que por acaso jogaram os 3 e os 3 deram barraca. Um levou meio-frango. Outro, manda avançar a equipa e coloca a bola nos pés do avançado adversário. Para terminar, o outro manda um soco na bola, num voo espectacular para a fotografia, completamente sozinho, colocando a bola no adversário. Que bonito serviço!
O mais estranho disto tudo, é que depois de Ramires, o alvo imediato do Benfica foi um guarda-redes. À altura, o titular da Argentina em determinado jogo. Falhado este objectivo...e já se tendo iniciado a pré-época à uns tempos, continuamos com os mesmos cepos. À altura, também não tínhamos treinador, interpreto eu, que poderia ser apenas uma necessidade interpretada pelos dirigentes do Benfica, tal como foi Ramires. Se assim o foi, interpretaram bem.
A verdade, é que hoje em dia e depois dos brilhantes desempenhos dos 3 guarda-galinheiros do Benfica nesta pré-época, volta-se a falar da necessidade da contratação de um guarda-redes. Até rezo eu!
Rezo para que tragam um gajo bom, com futuro e já provas dadas. Rezava à uns tempos que fosse europeu, pois sul-americanos não me dão segurança nenhuma, mas até já nisto me estou a borrifar, isto porque parece ser mesmo por aí que iremos avançar. Uma equipa que lute por títulos tem obrigatoriamente de ter um guarda-redes bom e que seja para se manter por largos anos, dando confiança a toda a gente, principalmente aos colegas.
Que saibam escolher e não tenham "medo" de gastar dinheiro. Se gastam bom dinheiro em jogadores de "campo", façam-no também num guarda-redes, que como já disse....evitam os golos adversários, o que a meu ver, é importante....acho. Cópias de Moretto, não são aconselháveis... sim estou a referir-me ao Júlio César. Se no inicio disse que a primeira abordagem a um guarda-redes foi feita pela direcção, continuem assim.
Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Análise Pré-época

Bem, depois de umas boas férias e da apresentação da equipa aos sócios e adeptos, cá estou eu para uma primeira análise.

Mas primeiro deixem-me dar os parabéns pelo horário da Apresentação da equipa. Fantástico! Para a próxima época experimentem às 16h de uma quarta-feira. Fica a ideia.

Quanto à pré-época e ao desempenho da equipa nos jogos, não me está a surpreender. Já se notam muitas coisas positivas, algo que já estava à espera, pois Jesus era a minha escolha e eu sabia bem porque. À quanto tempo não se via uma equipa do Benfica a fazer pressão alta? Pufff....nem me lembro. Também existem, claro, coisas negativas, como o desempenho defensivo da equipa. Primeiro porque os centrais não têm estado disponíveis e depois porque não tínhamos nenhum trinco.

Duas lacunas detectadas nos primeiros jogos, foram demasiado óbvias. A falta de um médio defensivo em condições (colmatada já por Javi Garcia, que não conheço) e a falta de um guarda-redes a sério, temos três de brincar. Olhando para o plantel, para as aquisições....podemos de momento fazer uma pulseira com 10 pedras preciosas, seguras por uma presilha (GR's) de pechisbeque. Desejo que continuem a não brincar ao futebol no Benfica e comprem um GR's a sério, penso já ser tempo de não brincarmos com coisas sérias, é que os GR's muitas vezes evitam golos adversários...

Outras das posições deficitárias da época passada era a lateral esquerda. Tenho gostado do Shaffer, quanto ao Sepsi, não sei o que faz com uma camisola do Benfica vestida.

Surpresa têm sido as performances do Fábio Coentrão. Parece outro, aguenta o choque, enfrenta os adversários sem medo de falhar, remata, cruza, enfim, parece um jogador de futebol. Quando comparado com o seu concorrente mais directo, Di Maria....é a tal questão do cu e das calças. Interessante esta luta, daqui irei retirar muitas ilações sobre Jesus.

Boa dupla se está a perfilar entre Saviola e Cardozo. O Amaro, que se torne em Aimar depressa, que o Ramires poderá vir a estar à espreita daquele lugar. Isto após os primeiros minutos que o vi com a camisola vermelha vestida.

Bem mas isto são apenas as primeiras impressões... parecem-me existir jogos a mais e treinos a menos, quando um treinador novo chegou, com um sistema novo a implementar e muitos jogadores novos a integrar.

Por enquanto, as expectativas continuam altas, confio muito no trabalho deste treinador.

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Objectivo Cumprido!

Saí da Luz a cantar, adormeci a cantar, acordei a cantar e continuo a cantar:
Ohhh Sport Lisboa e Benfica, o Campeão
Mostra a Tua Raça, o Querer e Ambição
Nós só queremos o Benfica Campeão
Verdadeiro Inferno da Luz ontem no Pavilhão! Foi simplesmente arrepiante!
O jogo não teve nada de fácil e a segunda parte foi só sofrer. Prolongamento idem.
Mas como dizia um amigo meu, no final do jogo, "Futsal é 5 para 5 e no fim ganha o Benfica!".
Vencemos e somos Tri-Campeões Nacionais! Objectivo cumprido! Os jogadores demonstraram uma vez mais a fibra de que são feitos. Verdadeiros guerreiros vestidos de encarnado! Os adeptos... não há palavras...bem, deixa cá ver... Magistral?
Pessoalmente, estou extremamente contente por termos vencido, mas mesmo que isso não tivesse acontecido, só o facto de ter estado ali, ter vivido aquele enorme sentimento benfiquista, já seria suficiente para andar feliz da vida. Mas à quanto tempo já não rezava ao ver o Benfica?Mas à quanto tempo já não roía as unhas? Mas à quanto tempo já não festejava golos, fortemente abraçado a amigos? Mesmo que não tivéssemos ganho...isto já ninguém me tirava!
Criei este blog, numa fase em que me sentia frustrado comigo mesmo, já não vivia o Benfica como queria, como desejava...andava sempre chateado com variadíssimas coisas que dizem respeito ao clube, senti necessidade de me voltar a encontrar com o MEU Benfica.
Quando no Sport Lisboa e Benfica actual a mística já se foi à bastante tempo, agora sinto que o próprio benfiquismo está a desaparecer. Tentarei falar sobre este assunto e ajudar a que não desapareça de vez.
Foi isto que escrevi como descrição deste Blog. Hoje posso dizer que o objectivo do mesmo foi cumprido! Encontrei novamente a mística. E o Benfiquismo, que nunca desaparece, voltou a crescer dentro de mim de uma forma empolgante!...Estou pronto para encarar o futuro com energia recarregada e optimismo desmedido.
Agora, duas semaninhas de férias e dia 21 lá estarei para a apresentação a equipa de futebol. Quanto ao blog, regressarei nessa altura, para escrever sobre uma época, que espero, seja de Glória para o Glorioso!
Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Reagir como um grande, e não chorar como um pequeno!

Brutal frase de André Lima, treinador da fantástica equipa de Futsal. Resume o sentimento actual que tenho. No Benfica, no seu global, tem de ser assim, tem de ser este o pensamento de dirigentes, treinadores, jogadores e fundamentalmente adeptos, chega de choradeiras!

No sábado, após a derrota, mandei um sms a um amigo: "Tem calma, é nestes momentos que se vêm os campeões!" E assim foi, viram-se jogadores e equipa técnica à campeão, mas fundamentalmente viram-se adeptos do Benfica à campeão! Foram eles que levaram a equipa às costas, rumo à vitória. O meu enorme Obrigado a todos eles, permitiram que amanhã possa ir à Luz, apoiar também a equipa na decisão do titulo!

Adeptos do Benfica, que neste mesmo fim de semana se viram envolvidos em mais uma palhaçada do futebol português, em que os seus máximos dirigentes parecem viver no mundo da lua. Mas em que planeta vivem estes tipos, para marcarem um jogo daqueles para um pardieiro? Era só andar atento durante a semana, estava à vista de todos o que se iria passar.

Caso muito falado na comunicação social, com esta, novamente, a querer fazer-nos passar por burros. A CS e o lagarto tontinho que veio falar à dita. Então ninguém fala do porque dos adeptos do Benfica só terem entrado aos 20 e tal minutos? E como explicar que numa zona de bancada, onde estavam instalada a lagartagem, existissem pedras a rodos? Terão revistado bem os meninos, ou eles levaram sacos cheios de pedras lá para dentro? Enfim, mais um caso de choradeira para os lados da lagartada.

Bem, para terminar a análise ao fim de semana, o seu inicio. A contratação de Saviola, que deixou os benfiquistas todos com o pito aos saltos. É mais um daqueles jogadores que nos deixam ilusionados, mas para mim, que já são muitos anos disto, espero para ver os primeiros pontapés na bola.

Amanhã, tudo à Luz, há titulo para festejar!

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

terça-feira, 23 de junho de 2009

Análise ao Plantel


Bem, vou escrever sobre o plantel para a próxima época. Não me resta outra alternativa...

Na época passada, em minha opinião, tinhamos jogadores com qualidade mais que suficiente para ter produzido bastante mais. É certo que o treinador de competente tinha muito pouco, mas também é verdade que os craques demonstraram pouco empenho em fazer melhor. Eles empenhar empenham-se, mas é só até as coisas começarem a correr mal, aí baixam os braços e que se lixem os adeptos.

Por estes motivos, esta é daquelas pré-épocas em que não ficarei chateado com saídas, à execpção de um Miguel Victor, Rubem Amorim ou Maxi Pereira. De resto, pode ir qualquer um à sua vidinha.

Na baliza, é altura para contratar um guarda-redes a sério, penso que já chega de remendos e mediania. Se queremos lutar pelo titulo, o guarda-redes terá de ganhar pontos. Fala-se nesta contratação, nomeadamente em sul-americanos. Preferia um europeu, já com alguma experiência, tipo Sorensen. Quim e Moretto à vidinha e como 3º guarda-redes um júnior.

Na defesa, o lado direito está bem entregue a Maxi, na próxima época já com a opção Patric, que não conheço. A zona central composta por Luisão, Sidnei, David Luiz e Miguel Victor está bastante bem entregue. Fala-se na possível saída do Luisão o que tornaria as opções, todas elas, demasiado jovens. A verificar-se esta saída, a contratação de um central já com alguma experiência será de prever. No lado esquerdo, confusão total! Fala-se que um tal de Shaffer estará contratado. Temos ainda, Ruben Lima, Sepsi, Jorge Ribeiro mais a possivel adaptação do David Luiz. David Luiz é central e esta terá de ser a época da sua afirmação nessa posição, o inventor no novo Maldini já foi passear. O Jorge Ribeiro a defesa lateral é para esquecer e penso que só será opção para o próximo plantel a interior esquerdo. A haver opção, penso que será entre Ruben Lima e Sepsi. Como não conheço o Ruben Lima...o Jesus que decida.

Tirando o médio defensivo, no meio campo, penso que estamos bem servidos com os jogadores que tinhamos a época passada. Não pelo que já renderam, mas pelo rendimento que penso que Jorge Jesus retirará deles. Jogadores como Di Maria, Urreta, C. Martins, Aimar e Reyes (espero que fique), vão ter de render muito mais. O Balboa, é que, coitado, nem sei o que dizer. A estes podem juntar-se Fábio Coentrão e Adu, jogadores com qualidade técnica, mas aos quais lhe falta disciplina táctica, área em que Jesus é mestre. Ah, e já temos contratado o craque Ramires, que também não conheço, mas dizem tratar-se de um excelente jogador. Veremos que tal se adapta.

Mas é mesmo a posição de médio defensivo que mais me preocupa. O empecilho Katsouranis deve ir de avião até à Grécia e ficar lá de vez. Sobram da época passada Ruben Amorim, Yebda, Binya e F. Bastos. Nenhum deles com as caracteristicas que me agradam num trinco. Aquele tipo carraça. Dependerá também do esquema táctico a utilizar, a escolha do tipo de médio defensivo que iremos precisar. Binya, a bem da sanidade mental do Jesus, penso que será para sair. Ruben Amorim, Yebda e F.Bastos poderão fazer outras posições do meio campo. Fala-se ainda na possibilidade de Romeu Ribeiro e Leandro Pimenta. Romeu Ribeiro, a não ser que tenha mudado muito, não vejo nenhuma hipotese de algum dia se impor no Benfica. O Leandro Pimenta se tiver evoluido daquilo que um dia lhe vi fazer, é assunto sério para o plantel sénior. Mas é mais um 8 que um 6. Na minha opinião. Eu tentaria vender o Yebda e compraria um jogador mais defensivo que os que temos. Seria outro tipo de solução, uma solução que não temos.

Em frente à baliza contrária, Jesus já disse que iria apostar numa dupla. Ora, nós temos Cardozo, Nuno Gomes e Mantorras, com as alternativas Di Maria, Urreta ou Reyes. Fraco, muito fraco! Falhou a época passada a contratação de um avançado rápido, mas mais por burrice do homem das flores. Espero que esta época voltem a contratar um jogador com estas caracteristicas. Nuno Gomes, acho que já chega...Mantorras é o 26º jogador. Cardozo tem muito mercado. Muito trabalho a fazer nestas duas posições. Ah, e temos ainda o puto, o Nélson Oliveira...veremos se lhe dão uma oportunidade no plantel sénior. Se ficarem Nuno Gomes e Mantorras, duvido.

A equipa apresenta-se a 29 deste mês, acho que é isto, mas as decisões, penso que só as veremos apartir do dia 4 de Julho. Veremos as surpresas que teremos. No entanto, volto ao inicio, não estou muito preocupado com os jogadores que possam vir a sair, nem com os que venham a entrar. Gosto do treinador e confio no seu trabalho técnico/táctico...não confio é noutras coisas, no Benfica, que podem influenciar o seu trabalho, mas isso é outra cantiga para analisar no futuro.

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

domingo, 21 de junho de 2009

Futsal à Benfica!

Espero que ontem tenha sido o último dia que fui à Luz para ver um jogo. Que a próxima seja a recepção ao tri-campeões de Futsal.

Novamente extraordinário ambiente. Enormíssimo apoio. Os parques de estacionamento junto do Estádio estavam como em dias de jogo da fantástica equipa de futebol...

A primeira vez que fui ao Futsal foi no jogo anterior frente ao Freixieiro e não gostei particularmente. Ontem foi diferente. O Belenenses joga bem, ataca ao contrário do que aconteceu com o Freixieiro e a coisa foi mais interessante. A verdade é que a equipa do Benfica tem muita classe, qualquer jogador pode fazer a diferença. Não percebo nada daquilo, mas parece-me que o avolumar do resultado deu-se quando o Belenenses tentou começar a jogar 5-4 com o guarda-redes e o Benfica defendeu-se com pressão alta impedindo esse 5-4. Foi a ideia com que fiquei. Obviamente que a expulsão do capitão deles também fez a diferença, pois pareceu-me um grande jogador.

Enfim, mais uma tarde à Benfica nas modalidades. Momentos engraçados, como aquando de um golo do Benfica, o speaker grita "Tomem lá pastéis"...delírio na bancadas, teve bem o homem!

Grande e importante momento, quando o speaker fez referência à presença de Jorge Jesus. Salva de palmas seguida de "Nós só queremos Benfica Campeão". Momento muito importante para o novo treinador.

Hoje, novo jogo, importante fazer o 2-0 e ficar a apenas uma vitória do tri-campeonato.

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Eleições antecipadas para ontem...

Bem, as eleições no Benfica disputaram-se ontem e Luís Filipe Vieira foi novamente eleito para um mandato de 3 anos. O Movimento Golpada derrotou o Movimento Benfica Vencer Vencer, que se deu a conhecer publicamente na terça-feira e na quinta matou-se. Ainda não sei qual a percentagem de votos em branco nas eleições de ontem, mas espero que todos quantos estavam descontentes e que viram goradas as expectativas de votar num candidato sério, tenham ido na mesma votar. Se não o fizeram, azar, compactuam com tudo o que se passa.

O tal do candidato sério que pedi para votar num Movimento que integrava uma erva daninha, não se perfilou, recusou. Disse o tal do candidato, que eu considero que seria sério, que não tinha tempo para escolher a sua equipa de trabalho, o seu próprio projecto. Entendo-o perfeitamente, acho que qualquer benfiquista o entende. Eu pessoalmente, vou um pouco mais além, não me pereceu que o tempo tivesse sido o factor mais importante para a recusa, mas sim a tal da equipa que se veria obrigado a integrar/comandar. Equipa essa, personificada numa erva daninha.

A verdade é que foi a erva daninha que iniciou e dinamizou o tal do Movimento. Esta verdade, o que nos diz, é que os verdadeiros benfiquistas, os benfiquistas de sempre, os chamados notáveis, estiveram-se a cagar literalmente para o clube durante muito tempo. À mais ou menos 1 ano atrás, um grupo de sócios/adeptos descontentes com a situação à altura, resolveram fazer uma manifestação. Não vi lá nenhum dos elementos notáveis que agora integrava este movimento, não reparei na altura em qualquer apoio ao grupo de sócios/adeptos desconhecidos do público. Esconderam-se e deixaram que o clube andasse mais 1 ano à deriva. Este é o Benfica da actualidade, as pessoas pouco se preocupam com clube, preocupando-se mais com os seus interesses pessoais.

Nesta fase, os críticos da direcção, nos quais me incluo, dizem que serão mais 3 anos sem títulos, mais 3 anos de um Benfica perdedor. Já os alertei. Como Benfiquista, no inicio de todas as épocas tenho uma enorme ilusão na conquista de títulos. Como Benfica, não me imagino de outra forma, teria de ser assim. Mas esta época, admito que a ilusão é muito maior. Acredito que temos um grande treinador. Confio novamente no Director Desportivo. Acho que os dois em conjunto são capazes de ganhar mesmo com um Presidente fraco, com uma estrutura de suporte fraca.

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Farto de Discussões!


Farto de discussões, farto de insultos entre Benfiquistas! É este o sentimento que tenho hoje em dia. De ambos os lados, apoiantes e opositores de Luís Filipe Vieira não conseguem discutir o Benfica com elevação, sem ataques pessoais e principalmente sem ataques a pessoas que todos deviam respeitar. Insulta-se, fazem-se insinuações, acusações a pessoas como Rui Costa, Veloso, Mozer, Toni, José Augusto entre outros, pessoas que merecem respeito, muito respeito. Não sou pessoa que esteja bem nestes ambientes, não gosto de insultos gratuitos a quem quer que seja do Benfica. A não ser que essas pessoas também nos insultem, como aconteceu recentemente com Manuel Vilarinho.

A Luís Filipe Vieira as criticas tornam-se demasiado repetitivas, se bem que ele em todas as suas intervenções lá vai dando corda para o pessoal puxar. Mas onde é que o Miguel Vítor foi assobiado na sua estreia? Onde porra? Se em relação à época de estreia de Miguel Vítor houve algo para assobiar foi terem contratado um marreco no Brasil, acabando por jogar imensos jogos, tendo emprestado o miúdo para a segunda divisão. Fez-lhe bem? Fez! Mas agora temos mais um marreco emprestado em quem ninguém pensa. O próprio Presidente merece respeito, se bem que o perde quando desata a atacar todos quantos o criticam, tratando-os abaixo de cão. Sempre optei por uma critica construtiva a Luís Filipe Vieira, raramente utilizei os argumentos do sócio do Porto e do Sporting e outros que nada trazem à discussão, se bem que o Presidente os poderia evitar. Hoje em dia, a discussão atingiu um limite, que é impossível ter discussões construtivas.

Relativamente à oposição, mal aparece alguém, tratam logo de o rebaixar, de o denegrir, de discutir tudo menos o essencial. Hoje apareceu José Eduardo Moniz. Porra... até a porcaria da Programação da TVI utilizaram para o denegrir. Impressionante. Ontem apresentou-se o Movimento Benfica Vencer Vencer. Entre os assistentes estava Manuel Damásio, mau, muito mau presidente do Benfica. Logo se apressaram a dizer que era uma desgraça, uma vergonha este senhor estar entre os apoiantes do tal movimento. E quando Manuel Damásio foi publicamente apoiante de Luís Filipe Vieira nos últimos dois actos eleitorais? Já não era uma vergonha? Já não queria era tacho? Já não era uma desgraça? Enfim, usam-se todos os argumentos.

Como estou farto de tudo isto, como detesto discutir, principalmente entre Benfiquistas, dou já a minha posição relativamente a estas eleições e não escrevo mais sobre isto.

Jamais votaria em Vieira, isso é certo. Comecei por ser seu critico, aquando da entrada de José Veiga no Benfica, pela sua mão. Bruno Carvalho merece respeito, mas não lhe dedico especial atenção, parece-me algo louco mesmo. Restaria o voto em branco ou numa lista que aparecesse com pessoas credíveis e um projecto em que me revisse. Esta lista pelos vistos irá aparecer, mas contém desde logo José Veiga, pessoa que detesto ver ligada ao Benfica.

Conversas com amigos, dos quais respeito as suas opiniões, uma conversa que tive com José Augusto durante hora e meia, no ginásio que ambos frequentamos e esta golpada da antecipação das eleições, fizeram com que os meus 20 votos, caso surja uma candidatura SÉRIA do Movimento Benfica Vencer Vencer, sejam para ela. Engolirei um tremendo sapo com a presença de José Veiga, que não será num órgão social, será um funcionário, como o foi com Luís Filipe Vieira. Se José Veiga, por este meio, voltar a desempenhar funções no Benfica, manter-me-ei atento. Não posso é colaborar com a permanência de Luís Filipe Vieira no Benfica, um voto em branco seria colaborar com isso mesmo. O Benfica, com esta antecipação de eleições está-se a tornar em algo muito anti-democrático, o que é gravíssimo.

Pronto, já está, eleições, para mim, está feito.

Resta-me pedir a todos os sócios do Benfica que votem, votem como votarem, mas votem.

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

terça-feira, 16 de junho de 2009

Algum Entusiasmo

Finalmente parece que está esclarecida a questão do novo treinador. Será Jorge Jesus.

O treinador que no inicio de Maio, aqui disse que seria a minha escolha, http://benfiquismoprocurase.blogspot.com/2009/05/upsnovo-treinador.html.

É portanto um treinador que me entusiasma. Aliás, já no fim da época passada, teria sido a minha escolha.

Peço-lhe o que pedi ao anterior treinador, a constituição de uma equipa competitiva. Uma equipa concentrada todos os jogos, todos os minutos. Uma equipa que demonstre uma ambição desmedida, uma equipa com atitude. Peço-lhe uma equipa que apresente ao longo da época uma evolução técnico/táctica. Não lhe peço o titulo, tal como não pedi ao anterior, pois o trabalho começa quase do zero. Desejo o titulo, como qualquer Benfiquista, mas à partida, com todas as condicionantes existentes, não o posso exigir a um treinador que chega ao clube e tem de fazer um trabalho quase de base. Sei é que um treinador que faça do Benfica uma equipa competitiva, concentrada, com atitude, uma equipa evoluída técnica e tacticamente estará muito mais perto de nos fazer felizes, conquistando títulos.

Jorge Jesus, em si, tem tudo para nos proporcionar este Benfica que todos queremos. É um treinador muito bom tacticamente, é um treinador com ambição, é um treinador exigente. É também um treinador disciplinador, algo que faz muita falta a este Benfica e ao grupo de jogadores que temos.

Temos dois problemas.

Os adeptos, que espero que dêem tanto tempo a Jorge Jesus como deram a Quique Flores. Espero que só porque é um treinador português a cobrança não seja maior.

A estrutura que acompanha a equipa de futebol. Espero e tenho essa confiança, que Rui Costa não cometa alguns erros, que em meu entender cometeu a época passada. Continuo a confiar nele. Espero que Jorge Jesus tenha toda a protecção que precisa para poder decidir e colocar em prática tudo aquilo que entenda.

Em resumo, estou de acordo com esta decisão da Direcção do Sport Lisboa e Benfica.

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Inconformismo!

No futebol do Benfica aceita-se que determinados jogadores se riam após o sofrer de um golo, aceita-se que após uma derrota, alguns jogadores saíam a rir-se e pelos vistos aceita-se que jogadores que ainda nem chegaram, já digam que querem dar o salto para fora do Benfica. Aliás, criticaram-me bastante pelo post que escrevi, só pode ser porque gostaram.

No futsal, após o 1-2 para o Freixieiro, vi o Ricardinho a discutir com veemência com o José Carlos, que estava mal colocado. Trocaram palavras, que pelas expressões, foram duras. Interpretei aquilo como exigência, querer, inconformismo. Logo se de seguida, o mesmo Ricardinho fez o 2-2. O que fez ele? Correu todo o campo e saltou para cima do coitado do José Carlos, abraçando-o! Espírito de equipa! Competitividade! Chamem-lhe o que quiserem. Eu chamo-lhe, também, Benfica!

Mas não foi só no Futsal que verifiquei estas situações, o mesmo aconteceu no Basquetebol, com Sérgio Ramos. Verdadeiro líder de um grupo. Recordo que contra a Académica, no primeiro jogo, o base do Benfica, Diogo Carreira, como é normal, no inicio da jogada ofensiva definiu a jogada que a equipa teria de interpretar. Acabou por não o fazer, levando um valente puxão de orelhas do Sérgio. Na jogada a seguir, triplo do Diogo, que logo se apressou a comemorar com o Sérgio.

São estas coisas que muitas vezes definem os campeões.

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

sábado, 13 de junho de 2009

Verdadeiro Benfiquismo!

Fui hoje pela primeira ao Futsal, no segundo jogo da meia-final, frente Freixieiro. Vitória suada, se bem que acho que o Benfica controlou sempre o jogo e o resultado.

No intervalo do jogo, foi feita a justa homenagem aos novos Campeões Nacionais de Basquetebol. Bonita festa, colorida também com a justíssima homenagem a Manuel Vilarinho. Olhando eu para um pavilhão quase cheio de benfiquistas, vibrando com os novos campeões, mais idiotas me pareceram as declarações do senhor. Olhando eu para um grupo de jogadores que lutaram toda uma época com a camisola encarnada vestida e saíram no fim campeões, cantei a homenagem com toda a força. Um pavilhão cheio de benfiquistas que vibram com as modalidades do clube, que criam ambientes excepcionais, benfiquistas que não merecem tais afirmações. Verdadeiro Benfiquismo e não o dos 10 ou 20!

Não sendo eu um adepto que por norma acompanhe as modalidades do clube ao vivo, ao contrário de grandes benfiquistas que conheço, nesta minha procura pelo Benfiquismo, esta época resolvi acompanhar estas equipas do Benfica. Equipas que vestem a camisola encarnada com respeito e orgulho. Equipas que honram o símbolo que levam consigo. Equipas que ganhando ou perdendo, dignificam os seus adeptos. Criticas? Eu não as faço! Primeiro porque não as acompanho toda uma época e depois porque basta-me ver um ou dois jogos para perceber que são equipas compostas por atletas que dão o litro, que têm raça, que têm força, que têm querer, são equipas à Benfica.

Ainda irei aos Pavilhões da Luz esta época, porque ainda há títulos para conquistar, mas eu já conquistei o mais importante. Encontrei o verdadeiro Benfiquismo! De adeptos e atletas!

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Dar o salto!

E Deus veio ontem falar aos Benfiquistas! Rui Costa para quem não está a ver a coisa.
Pelos vistos também deu uma entrevista a um jornal e à tarde, entre benfiquistas, não se falava de outra coisa, a entrevista de Rui Costa (Deus) na televisão.
Éke, pensei eu, não vai dizer nada de importante, nem nada que não se esperasse. E confirmou-se! O treinador pode ser o Jesus, está dentro do perfil e tal e coiso, mas existem mais... balelas para entreter. Propostas por jogadores do actual plantel nem vê-las... pois tá bem, o pessoal acredita. Enfim, o normal no Benfica actual.
No entanto, a entrevista tocou um ponto que como não leio jornais, não sabia. A contratação do Internacional Brasileiro Ramires, super craque do Mundo e arredores, de acordo com alguns benfiquistas. Já lhe tendo chamado o novo Valdo...(estou-me a rir). Enfim, as tretas do costume, quando vem alguém novo, que até parece ser jeitoso. Pelos vistos, este rapazito, da mesma forma que muitos também já o fizeram, já fez umas declarações interessantes, diz ele: "Vou para Portugal com a intenção de realizar uma boa temporada e sair depois para outro grande clube europeu".
Se bem que pelos vistos já virou o bico ao prego, estas declarações são reais e demonstram a forma com que vem para o Benfica. Dar o salto... para fora do Benfica! E não fala em fazer cá uma carreira, fala em fazer uma temporada. É natural que assim seja, o que não é natural é que o diga tão despudoradamente. Natural também não me parece que tenha sido a forma como Rui Costa encarou esta questão na tal entrevista. Não sei se o poderia ter feito de outra forma, mas vir falar que o jogador quando chegar e vir a grandeza do clube, concerteza muda a sua posição parece-me demasiado triste. São este tipo de coisas que um Director Desportivo não pode admitir. Este tipo de jogadores, com este tipo de mentalidades, ao primeiro desaire, ao primeiro indicio de temporada pelo galheto, começa logo a cagar-se para o clube e a pensar numa saída o quanto antes. Enquanto isto não acabar no Benfica... nada feito. Enquanto os jogadores do Benfica não respeitarem de todas as formas o clube... nada feito.
Rui Costa, em meu entender, deveria ter dito que não gostou da declaração, em vez de dizer que a entendeu. Rui Costa deveria ter dito que iria explicar ao rapazito o que é vestir a camisola do Benfica e não dizer que ele quando cá chegar e vir a grandeza do clube, muda de opinião? Está a falar do que? Do Estádio? Do Centro de Estágios? ...ou será dos portentosos automóveis dos que vão ser seus colegas? É assim que vai medir a grandeza do clube? Ou será pelos 10 ou 20 benfiquistas que o outro diz que existem? Enfim...
Amanhã vou mas é ao Futsal, que ao menos aí...
Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

terça-feira, 9 de junho de 2009

Tiques ditatoriais...

Provavelmente, vivo hoje o dia mais triste enquanto benfiquista!
Depois de tudo quanto se passou, se disse ontem, estou quase sem reacção. Profundamente desiludido enquanto benfiquista.
Aquilo que à dias já vinha na comunicação social, aquela que está sempre a mentir, acabou por acontecer. A demissão em bloco da direcção, dando origem a eleições antecipadas para daqui a 24 dias! Dizem que é para que o clube volte a ter a estabilidade que perdeu à alguns meses... ora se já a perdeu à tanto tempo, porque deixar passar tanto tempo para tomar esta medida? Qualquer lista que se pretenda candidatar tem agora 15 dias para tomar todas as acções estatutariamente necessárias, isto quando o previsto era que as eleições fossem em Outubro. Qualquer lista que se pretenda candidatar terá depois 1 semana para ganhar a confiança dos sócios. Ora se isto não são indícios ditatoriais por parte da direcção de Luís Filipe Vieira, não sei o que será.
Vilarinho, Presidente da Mesa de AG, começou por dizer que o Benfica é dos Benfiquistas. Mas como qualquer fantoche de uma ditadura, logo se apressou a se contradizer, dizendo por exemplo:
"O título de basquetebol não me diz nada. Já sei que amanhã vou ser criticado mas as modalidades são um sorvedor do dinheiro do futebol"

E os Benfiquistas a quem este titulo lhes diz muito? E os Benfiquistas que se deslocaram a Ovar para apoiar a equipa? E os Benfiquistas que estiveram até às 2h da manhã a festejar o titulo junto dos jogadores? E os benfiquistas que jogam nesta equipa?

Um atentado à história do Benfica estas declarações!

"Estou farto de benfiquistas. Prefiro trabalhar com sportinguistas do que com benfiquistas que se estão sempre a queixar. Benfiquistas sou eu mais 10 ou 20."

Que a direcção que Manuel Vilarinho incorpora prefere trabalhar com sportinguistas e portistas, já todos nós sabíamos, com os resultados que estão à vista. Agora, que Benfiquistas só ele e mais 10 ou 20, essa é nova. Quando no inicio se referia ao "Benfica aos Benfiquistas", era àqueles 10 ou 20! O resto, os que pagam quotas com dificuldade, os que estão nos pavilhões a apoiar o Benfica, os que fazem centenas de km's para apoiar a equipa, os milhões que dormem mal após as derrotas que esta merda de direcção nos proporciona, são o quê? Escumalha, é que é este Vilarinho!

"Começam a haver uns movimentos que de facto desestabilizam mas vozes críticas de peso não conheço nenhuma"

Vozes criticas de peso, são quem? Tu e os mais 10 ou 20? Nós somos os que?

Se eram necessários mais exemplos de como é hoje gerido o Benfica, Vilarinho ontem deu-os todos. O Benfica é gerido por gente com graves tiques ditatoriais, agarrados ao poder, agarrados a interesses pessoais que o facto de pertencerem aos orgãos sociais do Benfica lhe proporcionam.

Hoje nem termino post da mesma forma que o termino sempre, pois não Somos já nada daquilo.

domingo, 7 de junho de 2009

Campeões Allez!!!

Campeões Allez, Campeões Allez, Campeões Allez...ohhhhhhhhhh Campeões Allez Campeões Allez Campeões Allez!!!
Pois é, 14 anos depois o Benfica volta a ser Campeão Nacional de Basquetebol. Quatro secos à Ovarense numa final em que o Benfica tornou as coisas demasiado fáceis. Tornou, atenção, tornou as coisas fáceis com muito empenho, concentração, garra, atitude, etc, etc... verdadeiros campeões!
Para que se atente bem na qualidade da equipa, basta dizer que jogamos quase todo o playoff com apenas 1 americano! Mas que americano, um verdadeiro achado! No entanto temos uma base de jogadores portugueses verdadeiramente excepcional, em que qualquer um resolve! À Benfica!
Por norma não consigo ver jogos das modalidades pela TV, ainda ontem não consegui ver o futsal, parece que dou azar. Comecei ontem a ver o jogo, começamos a perder 2-0, um jogador lesionado para o resto da época, enfim...desisti e á medida que fazia zapping a equipa lá ia recurando o resultado, acabando por ganhar. Foi o melhor que fiz...não ver. Mas até nisso esta equipa de basket foi diferente, a qualidade é tanta, que até comigo a ver pela TV, vencemos. E que bonito foi ver o Benfica a demonstrar a sua superioridade em campo. Que bonito foi ver a festa de jogadores e adeptos! Que inveja do caraças em não estar lá... resultado, fui para a Luz receber os Campeões Nacionais.
E que festa!! Que recepção!!! Jogadores, dirigentes, todos junto dos adeptos, interagindo com eles, abraçados a eles. Digno de um clube que foi feito para vencer, para festejar! São sensações que jamais irei esquecer!
Um grande obrigado a todos os jogadores, treinadores, dirigentes, por me terem proporcinado este verdadeiro momento de benfiquismo... afinal é o que eu procuro!
Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

sábado, 6 de junho de 2009

Classe!

O titulo do post é Classe e a imagem é Seth Doliboa. É verdade que é um jogador de classe pura mas o titulo é dirigido a toda a equipa de basquetebol do Sport Lisboa e Benfica, Doliboa é o toque especial.

Mas que grande equipa esta, verdadeiramente uma equipa à Benfica. Disputou-se ontem o terceiro jogo da final, frente à Ovarense e o Benfica conseguiu a terceira vitória, colocando a final nuns esclarecedores 3-0.

Quando o Benfica é Benfica, as coisas funcionam assim, ninguém nos pára e até os adversários são os primeiros a afirmar que as nossas vitórias são justas.

Passamos por uns momentos complicados neste palyoff, em meu entender, devido à brilhante fase regular que fizemos. Relaxamos um pedaço, tivemos uns precalces, incluindo lesões em jogadores importantes, mas penso que tivemos um treinador, um director e um grupo de jogadores que souberam dar a volta por cima e não hipotecar uma época que se previa brilhante.

Hoje disputa-se o quarto jogo que poderá desde já fazer do Benfica o próximo campeão nacional. Admito que tenho sentimentos contraditórios, quero ser campeão o quanto antes mas também gostava de ver um pavilhão totalmente ao rubro a festejar o titulo. Penso que é um sentimento que mais alguns benfiquistas têm, mas para esses e para mim, temos uma solução, se vencermos hoje.... tudo à Luz receber o novos Campeões Nacionais!

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Papel da Internet: Eleições

A campanha para as eleições no Benfica está em marcha e bem em marcha.
Do lado da direcção, a última moda é a vitimização, coitadinho do Presidente que lhe estão sempre a bater. Mas como já estou tão habituado a estas saídas presidenciais, centro-me é na campanha em marcha na internet que visa tornar José Veiga no "maior benfiquista" de todos os tempos.
E para quem tem dúvidas do papel da internet neste tipo de questões, é analisar o que se passou nas últimas eleições americanas:
Em entrevista ao jornal La Vanguardia, de Barcelona, Pere-Oriol Costa, especialista em campanhas eleitorais, analisa algumas das principais causas do sucesso da campanha eleitoral de Barack Obama. Entre elas, destaca o papel que a internet desempenhou na caminhada do candidato democrata, desde o início da disputa das primárias, quando superou Hillary Clinton.
José Veiga, um dos elementos centrais do tal movimento "Benfica Vencer, Vencer" é hoje em dia, na internet, alvo de uma campanha de limpeza da sua imagem. De Presidente de uma Casa do Porto no Luxemburgo, passou a benfiquista desde pequeno. De antigo braço-direito de Pinto da Costa, passou a adepto fervoroso do Benfica, assistindo a finais europeias e tudo, de bufanda ao pescoço. De festejante de derrotas do Benfica, passou a choramingueiro das mesmas derrotas. De possível candidato à sucessão do Papa do Norte, passou a grande, possível, candidato a Presidente do Benfica. De devedor ao fisco, componente, em dada altura, inclusive de uma lista de devedores pública, passou a pessoa sempre cumpridora dos seus deveres.
No meio disto tudo, só ainda não percebi que, hoje, não tenha os devidos anos de associado para se poder candidatar a Presidente do Sport Lisboa e Benfica. Estava mal na vida, só pode. Ou então ficava mal, também só pode. É tipo os atletas, quando assinam pelo Benfica, fazem-nos de sócios também, Veiga entrou para o Benfica e fizeram-o de sócio. Na volta anda alguém a pagar-lhe as quotas... coitado.
Os Benfiquistas que estejam mas é atentos a tudo o que passa, porque o futuro, tal como ele se apresenta, não me parece nada bom. Sairá um mau, para entrar um pior.
Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!