terça-feira, 11 de agosto de 2009

Pólemica, quando finalmente está bem?

A equipa de futebol do Benfica continua a deslumbrar. No último jogo, frente ao Milan, os italianos durante 60 minutos foram quase que ridicularizados, demonstrando uma vez mais, não só bom futebol, mas capacidade para dominar o jogo a todos os níveis. Os pontos em que tenho algo a dizer, já os referi anteriormente, portanto nem vale a pena. Inovo apenas, como o "chutem à baliza crl, deixem-se de tantos rodriguinhos"!

Do que esta época, por enquanto, pouca polémica traz, estamos conversados...vamos à questão que vejo ultimamente muito debatida entre Benfiquistas e porventura ainda mais por anti-benfiquistas, que no fundo só se preocupam com o Benfica.

Discute-se hoje em dia, a suposta intromissão de Luís Filipe Vieira na gestão do futebol. Pronto, sempre é algo para se discutir, analisar. O problema é que o fazem, partindo do principio que algo está mal. Então agora, que finalmente está bem, é que criam uma polémica?

Mal estava quando um presidente que pouco percebe da coisa, assume toda a pasta. Mal estava quando um presidente, máximo responsável do clube, entrega completamente a pasta. Isto foi o que aconteceu nas últimas duas épocas, com os resultados que se conhecem. Um presidente, mesmo tendo um Director Desportivo, tem responsabilidades a todos os níveis e tem de as assumir. Ora assumindo essas responsabilidades, não me parece nada criticável, antes lógico, que esteja inserido em todas as movimentações que visam a criação de um plantel, o acompanhamento da equipa e mesmo o balneário.

É olhar para Florentino Pérez e Jorge Valdano, Laporta e Txiki Beguiristain, Jean-Michel Aulas e Bernard Lacombe, Massimo Moratti e Marco Branca, Franz Beckenbauer e Christian Nerlinger(é este agora?), só para dar exemplos dos clubes de maior sucesso nos grandes campeonatos europeus, Inglaterra é caso à parte. Em todos estes clubes, o presidente é elemento fundamental, é um elemento activo na gestão do futebol.

Ou seja, na minha opinião, o que se está a passar esta época, é que está bem. Assim é que deve ser. É a melhor opção, que só a colocaria em causa, se tivéssemos um Presidente que percebesse de futebol e de tudo o que rodeia, não necessitando desta forma de um Director Desportivo. A verdade é que temos no Director Desportivo, um homem que sabe muito de futebol, com grandes conhecimentos, que terá de assumir as suas responsabilidades e temos um Presidente, que interventivo ou não, as teria de assumir sempre. Estando as coisas como estão, estão bem.

Agora é bola para a frente e que estas duas figuras entendam que o seu trabalho não está feito. O plantel está feito, mas agora vem a parte mais difícil. A gestão de toda uma época...

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

1 comentário: