quarta-feira, 20 de maio de 2009

Familia Modalidades

Ultimamente voltei a acompanhar o Basquetebol do Benfica. Digo voltei, pois comecei a acompanhar verdadeiramente o Benfica no Basquetebol, era praticante da modalidade, adorava o jogo e o Benfica, à época, era simplesmente brilhante. Nem vale a pena enumerar os elementos que compunham a equipa de que falo, todos sabem quem eram.
Tenho acompanhado o Basquetebol mas sinto vontade de acompanhar outras modalidades. Sou sincero, esta vontade começou por aparecer pois cada vez mais sinto indiferença, sempre que me desloco à Luz para ver futebol. Aquilo pouco representa o que para mim deve ser o Benfica. Nas modalidades encontrei um espírito benfiquista que à muito não sentia.
Chegar ao pavilhão e ver jogadores de outras modalidades, nas bancadas, a apoiar os seus colegas de clube é muito bonito. Ver esses mesmos jogadores a cumprimentar adeptos, totalmente disponíveis para os mesmos, é agradável. Ver a interacção de quem está a jogar com os adeptos é emocionante. Acabar os jogos e ver os jogadores a dirigirem-se aos adeptos e cumprimentarem um a um é brutal.
Entre os próprios adeptos o convívio é de salutar, as pessoas cumprimentam-se, convivem. Conhecem-se quase todos e tenho tido o prazer de os começar a conhecer. Grandes Benfiquistas, digo eu, sentindo-me pequenino perto deles.
É a Familia das Modalidades!
É óbvio que este ambiente que lá se vive não seria possível se as equipas não tivessem qualidade, têm e muita! Neste aspecto só temos que dizer bem da Direcção do Sport Lisboa e Benfica. Por outro lado, a qualidade dos jogadores às vezes não chega e aquilo que tenho tido a oportunidade de verificar, é o enorme benfiquismo de alguns deles, verdadeiros adeptos dentro de campo. O Sérgio Ramos é o perfeito exemplo disto mesmo, mas tenho tido conhecimento de outras coisas que me têm demonstrado que ali, naqueles pavilhões, existe a tão falada Mística do Benfica!
Em conversa com um amigo no último jogo a que assisti, falávamos sobre estes assuntos e dizia ele que na noite passada (andebol, negra da meia-final com o Sporting), o ambiente tinha sido fantástico, o verdadeiro Inferno da Luz! Dizia eu "aqui é que deveriam estar alguns jogadores da equipa de futebol do Benfica", ao que me respondeu "ontem foram à tourada".....umas belas cornadas é que eles deveriam levar!
Uma palavra para Rui Costa, que vi no pavilhão em todos os jogos a que fui assistir. Não é sua obrigação, até porque a sua actividade profissional está ligada apenas ao futebol, mas por mais erros que cometa, é um grande benfiquista e tenho a certeza que não vai lá porque fica bem, vai lá porque é um grande benfiquista!
Lá, nos Pavilhões da Luz, sinto que....
Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

4 comentários:

  1. Da parte que me toca ... obrigado

    ResponderEliminar
  2. ao menos alguma coisa agradável no clube...

    ResponderEliminar
  3. Já tinha dado comigo a pensar no mesmo. Benfica a voltar à velha mística pela porta mais improvavel: modalidades! Sera que isto se vai transmitir ao futebol?! era bom...é preciso humildade daquele lado...

    ResponderEliminar
  4. Confirmo que o Rui Costa já aparecia com frequência nas modalidades ainda antes de ser director desportivo. Ele sente o clube como nós, é adepto do Benfica no seu todo e a sua presença é certamente um grande estímulo para os nossos atletas pelo que ele representa enquanto benfiquista, mais do que enquanto director desportivo. O ambiente nas modalidades, com pavilhão, cheio é brutal. Parabéns pelo texto.

    ResponderEliminar