terça-feira, 23 de junho de 2009

Análise ao Plantel


Bem, vou escrever sobre o plantel para a próxima época. Não me resta outra alternativa...

Na época passada, em minha opinião, tinhamos jogadores com qualidade mais que suficiente para ter produzido bastante mais. É certo que o treinador de competente tinha muito pouco, mas também é verdade que os craques demonstraram pouco empenho em fazer melhor. Eles empenhar empenham-se, mas é só até as coisas começarem a correr mal, aí baixam os braços e que se lixem os adeptos.

Por estes motivos, esta é daquelas pré-épocas em que não ficarei chateado com saídas, à execpção de um Miguel Victor, Rubem Amorim ou Maxi Pereira. De resto, pode ir qualquer um à sua vidinha.

Na baliza, é altura para contratar um guarda-redes a sério, penso que já chega de remendos e mediania. Se queremos lutar pelo titulo, o guarda-redes terá de ganhar pontos. Fala-se nesta contratação, nomeadamente em sul-americanos. Preferia um europeu, já com alguma experiência, tipo Sorensen. Quim e Moretto à vidinha e como 3º guarda-redes um júnior.

Na defesa, o lado direito está bem entregue a Maxi, na próxima época já com a opção Patric, que não conheço. A zona central composta por Luisão, Sidnei, David Luiz e Miguel Victor está bastante bem entregue. Fala-se na possível saída do Luisão o que tornaria as opções, todas elas, demasiado jovens. A verificar-se esta saída, a contratação de um central já com alguma experiência será de prever. No lado esquerdo, confusão total! Fala-se que um tal de Shaffer estará contratado. Temos ainda, Ruben Lima, Sepsi, Jorge Ribeiro mais a possivel adaptação do David Luiz. David Luiz é central e esta terá de ser a época da sua afirmação nessa posição, o inventor no novo Maldini já foi passear. O Jorge Ribeiro a defesa lateral é para esquecer e penso que só será opção para o próximo plantel a interior esquerdo. A haver opção, penso que será entre Ruben Lima e Sepsi. Como não conheço o Ruben Lima...o Jesus que decida.

Tirando o médio defensivo, no meio campo, penso que estamos bem servidos com os jogadores que tinhamos a época passada. Não pelo que já renderam, mas pelo rendimento que penso que Jorge Jesus retirará deles. Jogadores como Di Maria, Urreta, C. Martins, Aimar e Reyes (espero que fique), vão ter de render muito mais. O Balboa, é que, coitado, nem sei o que dizer. A estes podem juntar-se Fábio Coentrão e Adu, jogadores com qualidade técnica, mas aos quais lhe falta disciplina táctica, área em que Jesus é mestre. Ah, e já temos contratado o craque Ramires, que também não conheço, mas dizem tratar-se de um excelente jogador. Veremos que tal se adapta.

Mas é mesmo a posição de médio defensivo que mais me preocupa. O empecilho Katsouranis deve ir de avião até à Grécia e ficar lá de vez. Sobram da época passada Ruben Amorim, Yebda, Binya e F. Bastos. Nenhum deles com as caracteristicas que me agradam num trinco. Aquele tipo carraça. Dependerá também do esquema táctico a utilizar, a escolha do tipo de médio defensivo que iremos precisar. Binya, a bem da sanidade mental do Jesus, penso que será para sair. Ruben Amorim, Yebda e F.Bastos poderão fazer outras posições do meio campo. Fala-se ainda na possibilidade de Romeu Ribeiro e Leandro Pimenta. Romeu Ribeiro, a não ser que tenha mudado muito, não vejo nenhuma hipotese de algum dia se impor no Benfica. O Leandro Pimenta se tiver evoluido daquilo que um dia lhe vi fazer, é assunto sério para o plantel sénior. Mas é mais um 8 que um 6. Na minha opinião. Eu tentaria vender o Yebda e compraria um jogador mais defensivo que os que temos. Seria outro tipo de solução, uma solução que não temos.

Em frente à baliza contrária, Jesus já disse que iria apostar numa dupla. Ora, nós temos Cardozo, Nuno Gomes e Mantorras, com as alternativas Di Maria, Urreta ou Reyes. Fraco, muito fraco! Falhou a época passada a contratação de um avançado rápido, mas mais por burrice do homem das flores. Espero que esta época voltem a contratar um jogador com estas caracteristicas. Nuno Gomes, acho que já chega...Mantorras é o 26º jogador. Cardozo tem muito mercado. Muito trabalho a fazer nestas duas posições. Ah, e temos ainda o puto, o Nélson Oliveira...veremos se lhe dão uma oportunidade no plantel sénior. Se ficarem Nuno Gomes e Mantorras, duvido.

A equipa apresenta-se a 29 deste mês, acho que é isto, mas as decisões, penso que só as veremos apartir do dia 4 de Julho. Veremos as surpresas que teremos. No entanto, volto ao inicio, não estou muito preocupado com os jogadores que possam vir a sair, nem com os que venham a entrar. Gosto do treinador e confio no seu trabalho técnico/táctico...não confio é noutras coisas, no Benfica, que podem influenciar o seu trabalho, mas isso é outra cantiga para analisar no futuro.

Somos a Raça, a Força e o Querer, Benfica Vencer, Vencer!!!

3 comentários:

  1. Tens ainda o Miguel Rosa emprestado ao Estoril, o jovem Yartei (júnior) que podem fazer parte do plantel, o Miguel como interior esquerdo ou médio ofensivo e o Yartei como interior esquerdo e ou médio ala esquerdo.

    Tens também o David Simão, que tem tudo para ser um grande médio ofensivo, mas que primeiro tem de ter uma conversa de homem para muleque com seu Luisão, para ver se o brasileiro incute um pouco de juízo na cabeça do petiz.

    Ass: um dos dois artistas...

    ResponderEliminar
  2. Saudações Gloriosas,

    Venho apresentar o site www.soubenfiquista.com

    As últimas dos blogs e fórums Benfiquistas, as notícias oficiais do Sport Lisboa e Benfica, as referências da imprensa mundial ao Glorioso, os links para os sites Benfiquistas e de interesse Benfiquista.

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar